18 de Novembro de 2018 | 23:50:25

12/11/2018 | Política / Política

Eleição da mesa diretora esquenta bastidores na Câmara

Pleito está marcado para última sessão do ano em 10 de dezembro

Eleição da mesa diretora esquenta bastidores na Câmara

DEM: Luis Paulo Vieira; PP: Aparecido Cipriano e PSDB: Raphael Dutra
Tininho Junior

Ampliar foto

A eleição da nova mesa diretora na Câmara ampliou o debate sobre quem será o sucessor de Leandro Anastácio (SD). Os novos membros para mandato de dois anos, serão eleitos no dia 10 de dezembro, última sessão ordinária de 2018. Bastidores do Legislativo apontam três potenciais candidatos à presidência: o atual vice Luis Paulo Vieira (DEM), o 2o secretário Raphael Dutra (PSDB) e Aparecido Cipriano (PP). Paulo Correa (PR) que presidiu o Legislativo entre 2009/2010, disse que hoje não está disponível para concorrer. Euripinho Naben (PDT) descartou a possibilidade de entrar na disputa que promete ser acirrada. Isso porque os pretensos candidatos precisam “costurar” apoios e buscar votos entre seus pares. Além do presidente, serão eleitos o vice, 1o e 2o secretários.

ANÁLISE: O vereador Lupa disse que é preciso conversar e ouvir os vereadores, analisar propostas e verificar se é viável manter a candidatura. “Meu nome está à disposição, mas é necessário saber o que pensam os vereadores a respeito”, comentou. Se eleito, o parlamentar quer manter a celeridade na tramitação dos projetos. “O presidente sempre deve ter a conduta de pautar de forma célere”, comentou. Segundo ele, outro ponto é o discernimento do que precisa ou não ser votado com urgência, independente de serem projetos do Legislativo ou Executivo. “Já a parte administrativa não tenho o que falar, os funcionários são muito competentes naquilo que fazem”, observou.

EXPERIÊNCIA: Aparecido Cipriano pretende convencer os demais apostando nos seus 18 anos de experiência parlamentar. Sua prioridade é valorizar e divulgar o trabalho dos edis e levar os projetos ao conhecimento da população antes de serem votados.  A proposta visa trabalho junto à TV Câmara na criação de um programa específico sobre a pauta das sessões. “Valorizar sem pensar em situação ou oposição e levar a Câmara até o povo será meu jeito de trabalhar”, afirmou. O vereador também defende ampliação do setor jurídico com a contratação de mais um advogado.

INFORMATIZAÇÃO: Raphael Dutra está no seu primeiro mandato de vereador e confirmou que presidir o Legislativo é um sonho. “Tenho estudado e me preparado, ficarei muito feliz em conduzir o parlamento barretense. É um sonho que não depende só de mim, mas dos meus pares e da vontade da maioria”, ressaltou. Ele também propõe informatização para evitar desperdício de papel e promover gestão célere. “A Câmara também precisa ser mais do povo com empréstimo do auditório, exposição no saguão e ter melhor estrutura para atendimento à população”, finalizou.