20 de Fevereiro de 2019 | 12:53:46

20 de Fevereiro de 2019 | 12:53:46

08/02/2019 | Especiais / Guia Cultural

Livro sobre vida e obra de Ranulfo Prata é lançado em Barretos

Bibliotecas da cidade receberão exemplares do trabalho elaborado por escritor sergipano

Livro sobre vida e obra de Ranulfo Prata é lançado em Barretos

CULTURA: Livro “Ranulfo Prata Vida e Obra” estará à disposição em 15 bibliotecas de Barretos
Tininho Júnior

Ampliar foto

O lançamento do livro “Ranulfo Prata Vida e Obra” foi realizado on­tem em evento na Fa­culdade de Ciências da Saúde – Dr. Paulo Prata. Escrito por Gilfrancis­co dos Santos, através da EDISE (Editora de Sergipe), exemplares da obra serão doados para bibliotecas de Barretos. Ranulfo Prata é pai do médico Paulo Prata, que fundou o Hospital de Câncer ao lado da mé­dica Scylla Duarte Prata.

O homenageado nas­ceu no dia 4 de maio de 1896, na cidade de La­garto/SE. Entrou na Fa­culdade de Medicina de Salvador/BA, onde deu início a sua vida aca­dêmica e apresentou os primeiros interesses em literatura quando escre­veu o conto ‘O tropei­ro’, que foi publicado no Jornal A Tarde, de Sal­vador/BA. A obra trouxe reconhecimento ao seu nome no campo literá­rio e acadêmico, quando em 1926, conquistou o prêmio de melhor ro­mancista no concurso promovido pela Acade­mia Brasileira de Letras, com o conto “O lírio na torrente”.

Gilfrancisco dos San­tos, escritor e autor, pro­fessor, jornalista, possui graduação em Licencia­tura e Especialização em Educação Tecnológica, relata que a escolha do tema iniciou quando chegou em Aracaju para coordenar o curso de Letras, da Universidade Tiradentes, onde reuniu uma lista de escritores para embasar suas aulas. Durante as pesquisas, notou sua familiariza­ção com a história de Ranulfo Prata e decidiu aprofundar-se. “O livro é uma homenagem, uma dívida que temos com Ranulfo”, ressaltou Gil­francisco dos Santos.