18 de Agosto de 2019 | 22:49:25

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10/02/2019 | Especiais / Saúde e Bem Estar

Alimentação saudável e seus benefícios para os olhos

Oftalmologistas recomendam nutrientes que auxiliam na saúde da visão

Alimentação saudável e seus benefícios para os olhos

SAÚDE: Médicos Dr. Fernando Heimbeck e Dra Daniela Monteiro de Barros, especialistas em Oftalmologia pelo “Wills Eye Hospital”, Filadélfia - Estados Unidos
Divulgação

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Alguns nutrientes presentes na dieta são essenciais para a saúde dos olhos e para prevenir doenças e problemas de visão, como olho seco, glaucoma e degeneração macular. Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como cenoura, abóbora, mamão, peixes de água salgada, castanhas, ômega 3 e nas vitaminas, A, B, C, D e E, e devem ser consumidos diariamente como fonte de saúde para os olhos. Também ajudam na prevenção de doenças sistêmicas que podem afetar a visão, como o diabetes e a pressão alta, informam os oftalmologistas Dr. Fernando Heimbeck (CRM: 104.673) e a Dra. Daniela Monteiro de Barros (CRM: 109.939).

Os alimentos ricos em luteína e zeaxantia também são ótimos antioxidades, e por isso ajudam na prevenção da progressão de doenças degenerativas como o glaucoma e a DMRI (degeneração macular relacionada a idade). “Outra importante fonte de saúde para os olhos são os minerais, como o zinco, o magnésio, o cobre, além do alho cru e os ovos”, relata a oftalmologista especialista em glaucoma Dra. Daniela Monteiro.

A cenoura e seus benefícios:
• A cenoura e outros alimentos alaranjados, como mamão e abóbora, são ricos em vitamina A e betacaroteno, nutrientes que funcionam como importantes antioxidantes essenciais para a retina dos olhos e saúde da pele.
• A deficiência de vitamina A pode causar a chamada cegueira noturna, que é a diminuição da visão em locais com menor intensidade de luminosidade, especialmente durante a noite.

Peixes e óleo de linhaça:
• O óleo de linhaça e os peixes de água salgada, como salmão, sardinha, truta e atum, são importantes fontes de ômega 3, e por isso, colaboram na prevenção de doenças como a Síndrome do Olho Seco, por exemplo. Além disso, o ômega 3 melhora a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de oxigênio e nutrientes enviados para os olhos.

Os ovos e sua importância para os olhos :
• As gemas dos ovos são importantes fontes de luteína e zeaxantina, nutrientes com poder antioxidante e que atuam na prevenção de doenças degenerativas, como a degeneração macular, uma doença que compromete a retina dos olhos e pode levar à cegueira.

Os vegetais verdes:
• A couve e os vegetais verdes, como brócolis e espinafre, são ricos em luteína e zeaxantina, e contêm também ácido fólico, mineral importante na prevenção de anemias, aumentando a quantidade de oxigênio recebido pelas células dos olhos.

Alho e cebola:
• Temperos como alho e cebola melhoram a circulação sanguínea e ajudam a controlar o colesterol, aumentando a quantidade de sangue que irriga os olhos. Além desses temperos, outros alimentos como gengibre, beterraba e laranja também atuam combatendo a má circulação e ajudando no controle da pressão sistêmica.

Como conclusão, os oftalmologistas Dr. Fernando Heimbeck e a Dra. Daniela Monteiro de Barros enfatizam a importância de uma dieta saudável e equilibrada no controle do estresse oxidativo, associado a avaliações oftalmológicas periódicas são condutas indispensáveis na prevenção de doenças oculares. Por isso, a importância de um acompanhamento periódico com um especialista, lembrando que a prevenção é sempre a melhor escolha para uma vida com qualidade e para a saúde de seus olhos.