26 de Maio de 2019 | 02:27:39

26 de Maio de 2019 | 02:27:39

04/03/2019 | Especiais / Saúde e Bem Estar

Médica incentiva mulheres a buscarem prevenção no Hospital de Amor

Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março e também alerta para questões de saúde

Médica incentiva mulheres a buscarem prevenção no Hospital de Amor

SAÚDE: A dra. Anapaula Uema Watanabe é radiologista no Hospital de Amor
Jânio Munhoz

Ampliar foto

A médica radiologista Anapaula Uema Watanabe afirmou que a mulher precisa se cuidar e buscar as formas de prevenção que o Hospital de Amor oferece. Com o Dia Internacional da Mulher em 8 de março, ela incentivou todas a tomarem cuidado com a própria saúde.

O Diário: De que forma as mulheres podem buscar a prevenção no Hospital de Amor?
Dra. Anapaula: A mulher tem que se cuidar de um modo geral, através de atividades físicas e de outras áreas de saúde. Especificamente em nosso prédio, ela busca a avaliação da saúde da mama e do colo do útero. Ela pode vir fazer a mamografia, que é o principal método de diagnóstico do câncer de mama, da detecção precoce, aquelas lesões pequenas e que potencialmente vão ser curadas com mais de 95% de chance. A mulher faz mamografia na faixa etária de 40 aos 69 anos. Se você está nesta idade, está na hora de fazer a mamografia, mesmo sem sentir nada. Às vezes, a mulher fala “não estou sentindo nada, então não vou fazer”. Isso é um erro, principalmente, porque você não precisa sentir nada para conseguir detectar lesões pequenas que só a mamografia vai encontrar.

O Diário: Como é feito o processo para agendamento dos exames preventivos?
Dra. Anapaula: A mulher pode vir até aqui e nos procurar no dia em que resolveu fazer a mamografia. Mas, para o conforto dela e para o melhor atendimento, a gente pede que a mulher ligue no 3321-6600 e peça para transferir para a Prevenção. E marque a sua mamografia. Elas vão conseguir ver no sistema se você tem a mamografia ou não, se está apta a fazer o exame naquele período. E vai ser agendado um horário que melhor vai te atender.

O Diário: Como profissional da saúde e mulher, qual outra recomendação você deixa para nossas leitoras?
Dra. Anapaula: Você que está querendo se amar e mostrar que se ama, faça seus exames e se cuide. A gente tem o costume de dizer “eu não tenho tempo, trabalho...”. Nós, aqui do Hospital de Amor, também atendemos à noite, na quarta-feira, que é o horário em que podemos atender essas mulheres que trabalham durante o dia. Ligue e venha fazer seus exames, não só de mama, mas de Papanicolau, um conjunto de oportunidades. Você que cuida do marido, cuida do pai, para conseguir cuidar de tanta gente que você ama e quer se dedicar, tem que primeiro dar uma passadinha aqui para dar uma olhada e ver se não está deixando nada de lado. A mãe, tia e irmã têm costume de falar que cuidam de toda a família, mas quem vai cuidar de você? Só você, fazendo esse ato de amor para você mesma. E para isso, eu peço ajuda para os homens. A esposa, a mãe, tia, irmã ou conhecida que você tanto gosta, pergunte a ela se já fez a sua mamografia e o exame do colo do útero.

O Diário: Qual mensagem você deixa para este Dia Internacional da Mulher?
Dra. Anapaula: Neste Dia Internacional da Mulher, temos que levantar aquela bandeira “vamos cuidar da nossa saúde”. É a principal dica. Você que tem uma dedicação para o seu trabalho, dê uma paradinha e faça uma ginástica. É buscar saúde através de uma coisa que nos dê prazer. Se você não gosta de ginástica, vai dançar. Tem gente que não gosta de malhar. Vá buscar alguma coisa que te dê prazer. E você traga um benefício próprio para sua saúde. Também com uma alimentação mais saudável. Em todo lugar a gente consegue, nada precisa ser uma desculpa. Temos que ter uma atitude que mostre amor conosco e para as outras pessoas.