20 de Outubro de 2019 | 06:22:19

20 de Outubro de 2019 | 06:22:19

28/03/2019 | Especiais / Gastronomia

Receita dá boas-vindas ao outono e valoriza produtos da estação

Camarão na Moranga é um prato tipicamente brasileiro e impressiona pelo sabor e apresentação

Receita dá boas-vindas ao outono e valoriza produtos da estação

CULINÁRIA: Capriche nos temperos para dar sabor único ao prato
Divulgação

Ampliar foto

O outono começou na última semana e com ele, a possibi­lidade de inovar na cozinha. Uma pos­sibilidade é o tradi­cional Camarão na Moranga, ideal para saborear nos dias amenos com a famí­lia e com os amigos mais queridos.

A receita é típica da culinária lito­rânea brasileira. A cidade de Bertioga, inclusive, realiza a Festa do Cama­rão na Moranga no mês de agosto, que se estende até se­tembro. Iniciado no litoral e espalha­do para todo país, nada impede que o prato seja prepa­rado nos melhores restaurantes e lares do interior.

Apesar de o ca­marão ser o grande destaque do prato, a receita leva in­gredientes e tempe­ros de dar água na boca. Além do sa­bor único, o Cama­rão na Moranga tem uma apresentação que impressiona. A dica é caprichar no requeijão e nos temperos.

INGREDIENTES

1 abóbora moranga grande, azeite a gosto, sal a gosto, 1kg de camarão fresco ou descongelado, 1 limão

pimenta-do-reino a gosto, 2 tomates, 1 maço de salsinha ou coentro a gosto, 1 vidro de leite de coco, 1 pote de requeijão e o uso de papel-alumínio e plástico filme.

MODO DE PREPARO (MORANGA)

1. Abra a abóbora (tirando apenas uma “tampa”) e retire as sementes. Salgue a parte interna e passe azeite por dentro e por fora;

2. Tampe a abóbora, embrulhe com papel-alumínio e leve ao forno por mais ou menos uma hora, até que esteja cozida;

3. Se preferir fazer no micro-ondas, coloque em um prato com um pouco de água, passe plástico filme e asse por 15 minutos ou até a moranga ficar macia.

MODO DE PREPARO (CAMARÃO)

1. Tempere o camarão com o suco de um limão, sal e pimenta-do-reino a gosto;

2. Refogue, em bastante azeite, três dentes de alho e uma cebola picados. Quando eles estiverem doura­dos, acrescente o camarão. Salteie-o por poucos minutos e verifique o cozimento pela cor: quando estiver rosado, já estará cozido e, então, acrescente os tomates e a salsinha (ou o coentro) bem picados;

3. Refogue tudo até que os tomates pareçam cozidos e coloque leite de coco. Misture bem e acerte o sal;

4. Tire a moranga do forno. Em seguida, forre o seu interior com o requeijão, guardando um pouco para finalizar a receita. Acrescente o camarão.

5. Finalize o prato colocando o restante do requeijão!


DELÍCIA: Camarão na Moranga impressiona também pela apresentação