14 de Outubro de 2019 | 17:44:29

14 de Outubro de 2019 | 17:44:29

04/04/2019 | Especiais / Gastronomia

Receita de ovo de Páscoa deixa época mais doce, afirma boleira

Tradicional receita que tem como base o chocolate permite recheios de vários sabores

Receita de ovo de Páscoa deixa época mais doce, afirma boleira

DOCE SABOR: Rosângela Maria Pereira Bianco transforma a paixão por doces, bolos e chocolate em profissão
Tininho Junior

Ampliar foto

A Páscoa é um período cheio de símbolos para muitos inclusive na gastronomia. As pessoas possuem a tradição de presentear os amigos, familiares, e principalmente as crianças, com ovos de chocolate.

No entanto, embora a Páscoa simbolize a ressurreição de Jesus, o ovo de Páscoa não teria relação com isso, uma vez que surgiu na Antiguidade, bem antes de Cristo, apontam estudos. Mas acredita-se que a adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo simboliza o nascimento, a vida que retorna.

“Uma coisa é comprovada, o ovo de Páscoa deixa essa época mais doce”, afirma Rosângela Maria Pereira Bianco. Nascida em São Paulo a boleira reside em Barretos há mais de 20 anos, mesmo período em que passou a se dedicar ao negócio da família, uma padaria. Daí o envolvimento com apaixonantes guloseimas. “Mãos de fada”, assim constumam dizer os parentes e clientes dos bolos e doces da dona Rosângela que revela os segredos do bom ovo de chocolate.

“Jamais derreta o chocolate diretamente sobre o fogo, pois ele poderá queimar e se for usar o microondas não programar por mais de 30 segundos. E após o derretimento, deve-se esfriar o chocolate o que chamamos de temperagem”, finaliza.


INGREDIENTES
1/2 kg de chocolate ao leite ou meio amargo (fracionado)
Forma para ovo de 1/2 kg

MODO DE PREPARO
Rale o chocolate e derreta em banho-maria.
Para o banho-maria use a água quente, sem ferver, com o fogo desligado.
Coloque na forma uma camada de chocolate, espalhe bem, escorra o excesso e leve à geladeira (nunca ao freezer ou congelador).
Quando endurecer faça mais uma camada de chocolate, leve para gelar.
Quando a forma ficar esbranquiçada pode desenformar.
Se quiser pode enfeitar com risquinhos de chocolate. E o recheio opcional.

Dica: Depois de desenformado, deixe as metades do ovo descansando em temperatura ambiente em local seco e arejado por 10 horas. Capriche na embalagem! Feliz Páscoa!