23 de Maio de 2019 | 06:25:28

23 de Maio de 2019 | 06:25:28

20/04/2019 | Especiais / Viagem e Turismo

Palmas é indicação de roteiro para quem deseja conhecer Tocantins

Praças, ilha, arquitetura e museus contam história da cidade fundada em 1989

Palmas é indicação de roteiro para quem deseja conhecer Tocantins

CULTURA: Praça dos Girassóis abriga monumentos e sede do governo estadual
Turismo Tocantins

Ampliar foto

Palmas é um município brasileiro e capital do estado de Tocantins. A cidade foi fundada em 20 de maio de 1989 pelo governador José Wilson Siqueira Campos que encarregou, mediante contrato, os arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, para a realização do projeto arquitetônico e urbanístico. A partir daí, a cidade começou a ser construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. Mesmo sendo uma jovem cidade possui inúmeros atrativos que encantam seus visitantes.

PRAÇA DOS GIRASSÓIS: É a maior da América Latina e a segunda maior do mundo. Lá estão os prédios públicos mais importantes da cidade e o Palácio Araguaia, sede  do governo estadual e vários monumentos.

ILHA CANELA: Localizada no centro do Lago de Palmas, a Ilha Canela, cartão postal da capital, formou-se em virtude do alagamento do rio Tocantins, na ocasião da construção da hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães. Apenas 10 minutos separam  a cidade planejada  da ilha que tem 45 mil  metros quadrados.

MUSEU HISTÓRICO: Visitar o local é  fazer um passeio não apenas pelos primeiros momentos de Palmas. É conhecer detalhes importantes da formação do Estado do Tocantins. Conhecido como “Palacinho” foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, tendo sido o primeiro edifício construído em Palmas. Feito em madeira de jatobá, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade.  Atualmente, o  museu apresenta uma importante coleção de objetos característicos do estado: elementos artísticos e arqueológicos, étnicos, tradicionais e naturais.

MEMORIAL COLUNA PRESTES: É uma obra de Oscar Niemeyer  e homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. A obra em concreto é marcada pelas curvas sinuosas, características de Niemeyer. Foi construído em 2000 e inaugurado em 5 de outubro de 2001.