20 de Outubro de 2019 | 06:01:19

20 de Outubro de 2019 | 06:01:19

25/04/2019 | Especiais / Gastronomia

Combinado de sushis reúne sabores e valoriza culinária japonesa

Sushiman indica prato que leva temaki de salmão, niguiri e uramaki

Combinado de sushis reúne sabores e valoriza culinária japonesa

CULINÁRIA: O sushiman Julcimar de Souza da Costa mostra combinado que ressalta a variedade no salmão
Tininho Junior

Ampliar foto

A variedade de sushis e a combinação entre eles proporcionam sabores que só a culinária japonesa tem. O sushiman Julcimar de Souza da Costa, do restaurante Okami no North Shopping, indicou um prato que reúne temaki de salmão, niguiri e uramaki. Em Barretos, a gastronomia oriental veio para ficar e ganhou o gosto de quem aprecia a boa comida.
O salmão pode ser servido cru e acompanhado de cream cheese, cebolinha, pepino, entre outros legumes. O arroz branco é indispensável para a elaboração do sushi, que pode ser temperado com o shoyu. Outro detalhe na culinária japonesa são os talheres, o hashi, nada mais do que dois pequenos bastões para levar a comida do prato à boca. Como tempero, ingredientes como o gergelim e o wasabi ganham destaque.

Com a chegada e popularização dos pratos orientais para o Brasil, a expansão também foi nos sabores. É possível incrementar os sushis com ingredientes típicos de nosso país. Pelo fato de o Japão ser cercado pelo oceano, os principais alimentos de lá são retirados do mar. A adaptação da culinária japonesa ao Brasil acontece pela paixão de muitos aos frutos do mar.

COMBINADO DE SUSHIS

INGREDIENTES
Temaki de salmão (salmão, cream cheese e cebolinha), niguiri de salmão (salmão e arroz branco) e uramaki de salmão (vai kani, salmão,  cream cheese, cebolinha, pepino).

MODO DE PREPARO
Este temaki de salmão é diferente do tradicional. Ele é envolto com a pele do salmão flambada e não com a alga (nori), nele vai o salmão, o cream cheese e a cebolinha. O diferencial do temaki é que o salmão é flambado com o maçarico, que dá um toque especial na receita. O niguiri de salmão leva uma fatia de salmão e uma pequena porção de arroz branco (arroz próprio para culinária japonesa). O uramaki leva kani, cream cheese cebolinha e pepino. O arroz branco vai na parte de fora do sushi. No topo, coloca-se salmão, cream cheese e cebolinha.