23 de Maio de 2019 | 06:20:25

23 de Maio de 2019 | 06:20:25

15/05/2019 | Especiais / Empregos e Oportunidades

Curso técnico capacita profissional para atuar com turismo

Segundo professor, a região de Barretos tem potencial para o especialista na área

Curso técnico capacita profissional para atuar com turismo

ENSINO: Lutfi El Jamel é professor do curso técnico em Guia de Turismo no Senac Barretos
Tininho Júnior

Ampliar foto

O Senac Barretos oferece o curso técnico em Guia de Turismo que tem 800 horas, com início na próxima segunda-feira e término em maio de 2020. As aulas preparam o interessado para uma área em expansão em Barretos e o capacita para atuar em qualquer parte do país. Segundo o docente Lutfi El Jamel, o curso é voltado para a parte prática. “O curso técnico em Guia de Turismo desenvolve o profissional para guiar, conduzir e orientar o turista em suas viagens, algum passeio ou até mesmo para conhecer um atrativo turístico. É um curso bastante prático, 80% dele é voltado para a parte técnica, onde o aluno vai desenvolver todas essas atividades para se tornar um grande profissional”, explicou.

O docente do Senac destacou o potencial de Barretos através do selo de Município de Interesse Turístico (MIT), além das atrações que a cidade já oferece. Segundo Lutfi, o barretense pode realizar o curso tendo em vista sua própria cidade e a região. “A região de Barretos conta com um total de 12 cidades que já estão com esse título de Município de Interesse Turístico. São cidades que têm o potencial para desenvolver o turismo, têm atrativos e têm como trazer turistas para a região. E o guia de turismo é na maioria dos casos um profissional autônomo” disse. “Ele pode atuar em parques, agências de viagem, que são empresas que têm contratado guia de turismo de uma maneira efetiva. Além de museus, ou até mesmo montando um roteiro de receptivo em parceria com alguma agência, o guia pode fazer esse papel de guia receptivo”, complementou.

Lutfi El Jamel afirmou que a profissão de guia de turismo é regulamentada, o que favorece o profissional que pretende ingressar na área. “Após a conclusão do curso, ele faz um cadastro no Ministério do Turismo, onde ele recebe uma carteirinha que o regulamenta para trabalhar no Cadastur”, disse.

INSCRIÇÕES
As inscrições para o curso técnico em Guia de Turismo seguem abertas, com oportunidade inclusive para bolsas de estudos. Alunos que não conseguirem bolsa terão 30% de desconto nas mensalidades. As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 na unidade barretense, que fica na Avenida 21, número 087. O pré-requisito para se inscrever é ter no mínimo 17 anos. O profissional formado terá que ter 18 anos e ensino médio completo. Mais informações no site: www.sp.senac.com.br/barretos.