25 de Agosto de 2019 | 15:11:30

25 de Agosto de 2019 | 15:11:30

12/06/2019 | Social / Colunão

Varanda e o restaurante da sede social do Grêmio de Barretos abrem para Dia dos Namorados

Amor é o que tem sabor de eternidade.
 

01 – AGENDA

Hoje, 12 de junho/19, é o Dia dos Namorados; Dia do Enxadrista; Dia do Correio Aéreo Nacional; Dia Mundial Contra a Exploração do Trabalho Infantil; Dia da Instalação, em Barretos, da Paróquia Santo Antônio de Pádua (2009); e Dia de São Gaspar de Búfalo (presbítero). Fase da lua: crescente.

02 – MEMÓRIA

A história de Barretos conta que neste dia, em 1875 José Gonçalves Borges, viúvo de Rita Cândido do Espírito Santo, casou-se com a Senhorinha Rosa do Nascimento; em 1878 José de Menezes Ferreira, avô de Ruy Menezes, partiu com a família para Frutal; em 1927 Gumercindo Ferraz lançou o jornal Pequeno.

03 – HISTÓRIA

Barretos registrou que também neste dia, ainda em 1927 surgiu o jornal A Metralha, editado por Edgard Ferraz; em 1932 nasceu o jornalista Antonio Paulo Flosi; ainda em 1932 circulou o primeiro número do jornal Aurora Colegial; em 1960 nasceu o jornalista e acadêmico Luiz Antonio Monteiro de Barros.

04 – LEMBRANÇA

Ainda em Barretos neste dia, em 1971 casaram-se Antonio Carlos Francisco Costa-Maria Helena; em 1992 morreu Antonio Ignácio Ribeiro; em 2002 morreu, em acidente aéreo, Etelvino Heitor Martins Canas; e em 2009 morreu, aos 86 anos, o ex-vereador Pedro Ramos. A lembrança é a memória do coração.

05 – CASAMENTOS

Barretenses que estão festejando hoje, feliz união: Carlos Alberto Alves Santana-Rita de Cássia (27 anos – Bodas de Crisopásio), Gisberto de Luca de Assis-Silvana Adélia Gonzales (20 anos – Bodas de Porcelana) e Uilson Carlos do Prado Filho-Izilda Noronha (13 anos – Bodas de Safira). Gente que queremos bem.

06 – NAMORADOS

Vem da Roma Antiga, a origem do Dia dos Namorados. Nos EUA a data é conhecida como Valentine's Day e comemorada em 14 de fevereiro, há quase dois séculos. No Brasil surgiu o Dia dos Namorados em 1948, quando uma grande loja distribuiu presentes para os casais apaixonados. É o que consta.

07 – HOMENAGEM

Determinado pelo seu presidente, Dr. José Eberle Martins Filho, em homenagem ao Dia dos Namorados, a varanda e o restaurante da sede social do Grêmio Literário e Recreativo de Barretos estarão abertos hoje. Inclusive com música ao vivo do grupo Primeira Linha, de Monte Azul Paulista. A data merece.

08 – CINEMA

Também em homenagem ao Dia dos Namorados, segundo o presidente José António Merenda, a Academia Barretense de Cultura exibirá, em sua sede, hoje às 19h30, o filme "Em Algum Lugar do Passado", produzido nos EUA em 1980. Mediação dos acadêmicos Marcos Valério Diamantino e Dr. José Henrique de Freitas.

09 – RESUMO

Quarta Show no Rio das Pedras, animada pelos Os Morenos, de S.J. do Rio Preto; Reunião da Loja Maçônica Fraternidade Paulista; Campanha "Tenta a sorte com seu amor", no North Shopping; Promoção "Juntos e apaixonados", da Acib e Sincomércio. Nesta 4ª feira do Junho Vermelho, em Barretos.

10 – NAMORO

Logo no primeiro dia de namoro, o Almeida já sentiu que a Gasparina, embora bonita, era burra. Foi quando ele comentou sobre um problema, e até pediu um conselho:

- Sabe Gasparina, quando me levanto da cama, sofro dores horríveis durante meia hora. O que você acha que eu devo fazer?

- Simples, Almeida! É só você levantar meia hora depois.