22 de Setembro de 2019 | 09:45:05

22 de Setembro de 2019 | 09:45:05

27/06/2019 | Especiais / Gastronomia

Medalhão é fonte de proteína e muito sabor na refeição

Receita usa corte especial de filé mignon suíno ao molho de laranja

Medalhão é fonte de proteína e muito sabor na refeição

HABILIDADE E CRIATIVIDADE: Mara Aparecida Leal e Ana Carolina Cardoso que atuam como meio oficial no Divino Fogão esbanjam talento no preparo dos deliciosos pratos
Tininho Jr.

Ampliar foto

 O filé mignon suíno ga­nha apreciadores a cada dia. Ao contrário do que pensa é uma carne ma­gra e muito saborosa. Enquanto a carne do boi tem a gordura entreme­ada às fibras. A carne de porco (alguns cortes) tem a gordura aparente e uma vez retirada se compara à carne branca. Em tra­dicional restaurante no North Shopping a pro­cura é por medalhão.

“O prato compõe a varieda­de do serviço por quilo. Muitos buscam por dife­rentes opções de assados, frituras, refogados, sala­das, bebidas e sobremesas para uma refeição com­pleta e rápida. E o meda­lhão de carne com bacon ao molho de laranja tam­bém é requisitado”, con­tam Mara Aparecida Leal e Ana Carolina Cardoso, do Divino Fogão.
 

MEDALHÃO SUÍNO COM BACON

INGREDIENTES

1 kg de lombo suíno moído ou em cubos, 1 cebola pequena bem picada, 1 colher (sopa) de molho inglês, 2 dentes de alho picados, ½ colher (sopa) de alecrim picado grosseiramente, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada, sal e pimenta-do-reino, 10 fatias de bacon, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 2 colheres (sopa) de manteiga.

MODO DE PREPARO

Tempere a carne com a cebola, o molho inglês, o alho, o alecrim, o suco de limão, a cebolinha, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem. Divida a carne em 5 porções e molde cada uma no formato de medalhão com a ajuda de um aro redondo (8 x 4 cm). Envolva cada medalhão com 2 fatias de bacon e amarre a lateral com barbante culinário. Em uma frigideira grande, frite os medalhões no azeite misturado com a manteiga até dourar dos dois lados. Transfira para uma assadeira e asse em forno médio pré-aquecido (180 °C) por 25 minutos ou até o bacon dourar. Sirva, se desejar, com batata assada, legumes refogados ou arroz. Divino!


MOLHO DE LARANJA

INGREDIENTES

2 xícaras de chá de suco de laranja (umas 5 laranjas), 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de chá de caldo de galinha em pó, 1 colher de chá de açafrão em pó, ½ colher de chá de pimenta calabresa, ½ pimentão verde picadinho e ½ cebola ralada.

MODO DE PREPARO

Aquecer em uma panela média. Derreter a manteiga com o azeite. Adicionar o pimentão e a cebola rala­da, por mais ou menos 1 minuto. Acrescentar o suco de laranja. Coloque os temperos (açafrão, caldo de galinha, pimenta calabresa). Logo após que começar a ferver, adicionar o amido de milho para engrossar o molho. Coloque sob o medalhão ou separadamente.