23 de Setembro de 2019 | 17:15:06

23 de Setembro de 2019 | 17:15:06

29/06/2019 | Esporte / Basquete

Barretense é convocada para seleção brasileira de basquete

Mariana Dias revela sentimento em representar o país no Pan-Americano

Barretense é convocada para seleção brasileira de basquete

BASQUETE: Formada na APAB, Mariana Dias defende o Vera Cruz de Campinas
Divulgação

Ampliar foto

A ala/pivô Mariana Dias, 21 anos, foi convocada para a seleção principal de basquete, que disputará os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto deste ano. Jogadora do Vera Cruz de Campinas, a barretense foi formada pelas categorias de base da APAB, sob o comando da técnica Cynthia de Almeida. Pelo time barretense, Mariana colecionou títulos e convocações para as seleções das categorias de base, entre 2010 e 2015. A jogadora destacou a importância de sua primeira convocação para a seleção principal. Além da APAB, ela também já passou por Jundiaí.

“Representa muito para mim, é uma oportunidade enorme poder fazer parte da seleção. Estou muito feliz, porque é o reconhecimento do trabalho que venho fazendo no meu clube em Campinas, que é o Vera Cruz Basquete. Só posso agradecer às oportunidades que tenho tido na equipe, à minha família, amigos e a todas as pessoas que têm me apoiado. Espero poder contribuir e continuar evoluindo também na seleção”, contou a barretense.

A técnica Cynthia de Almeida, que acompanhou a atleta durante sua formação, afirmou que Mariana sempre demonstrou muito potencial para a modalidade. “Comecei com ela desde a escolinha até o sub-17. Sinto muito orgulho, é minha primeira atleta que chega à seleção adulta. A Mariana sempre teve muito potencial, que foi lapidado com muito esforço dela e de todos que estavam junto. É um exemplo para as outras jogadoras”, disse.

O diretor da APAB, Jesus Antonio de Oliveira, confirmou que em quase 20 anos de equipe, Mariana Dias é a primeira jogadora revelada na cidade que alcança a seleção brasileira adulta. “Para nós da APAB, é um sonho realizado. Eu tinha dois sonhos, um era jogar a Liga Nacional, que já conseguimos, e o outro foi ter uma de nossas jogadoras das escolinhas convocada para a seleção brasileira. Hoje em dia no time dela, a Mariana nos últimos 10 jogos, foi destaque em cinco deles. Ela tem muito potencial, é uma jogadora de ponta, que nos deixa muito feliz. Isso mostra que mesmo com resultados negativos na quadra, temos que ter paciência, porque podemos colher frutos”, contou o dirigente.

Mariana Dias citou o papel da APAB em sua formação no basquete e como a equipe barretense a ajudou a conseguir este objetivo. “O papel da APAB foi muito importante na minha trajetória. Foi onde tive o primeiro contato e conheci o basquete, passei boa parte das minhas categorias de base e inclusive alcancei algumas seleções de base quando ainda estava em Barretos. Sou muito grata à Cynthia que foi minha primeira técnica e com quem aprendi muito e ao Jesus, diretor do projeto na época. Os dois foram muito importantes para o início da minha formação, entre outros profissionais que me auxiliaram. Grata também acima de tudo a Deus e a minha família que sempre estive ao meu lado. Espero que a APAB ainda forme muitos atletas”, concluiu Mariana Dias.

SONHO REALIZADO

Uma reportagem de O Diário do dia 9 de maio de 2015 trazia o seguinte título “Jogadora barretense de basquete sonha com a seleção principal”. Na época, Mariana Dias, aos 17 anos, havia sido convocada para o Campeonato Mundial sub-18 pela modalidade 3 x 3. Pouco mais de quatro anos depois, o sonho se tornou realidade.

SELEÇÃO

O técnico José Neto convocou ontem 16 jogadoras para a seleção brasileira feminina adulta. O time vai iniciar a preparação visando a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A 18ª edição da competição continental será realizada de 26 de julho a 11 de agosto. A disputa do basquete ocorre de 6 e 10 de agosto. “Esta convocação para os Jogos Pan-Americanos e os treinamentos fazem parte do início de um processo em que visamos a evolução do basquete feminino brasileiro no cenário internacional”, comentou José Neto.