16 de Julho de 2019 | 05:27:11

16 de Julho de 2019 | 05:27:11

11/07/2019 | Social / Colunão

Encerrada 3ª feira, 9, a 16ª Festa do Divino Espírito Santo de Barretos

Encerrada 3ª feira, 9, a 16ª Festa do Divino Espírito Santo de Barretos

Padre Deusmar esteve na coordenação do evento
Tininho Jr.

Ampliar foto

Estamos nas mãos de Deus, estamos em boas mãos.

01 – AGENDA

Hoje, 11 de julho/19, é o Dia Mundial da População; Dia do Mestre de Banda; Dia do Trabalhador em Serviço Telefônico; Dia da morte, aos 62 anos, em Barretos, do ex-presidente da Acib e assessor municipal, Domingos Sávio Sebastião de Freitas Baston (2017); e Dia de São Bento (abade). Fase da lua: crescente.

02 – MEMÓRIA

A história de Barretos conta que neste dia, em 1844 nasceu seu ex-juiz de direito, Dr. José Fernando de Barros; em 1877 deu-se o primeiro casamento na Matriz, unindo Manoel Francisco dos Santos-Maria Rosa de Jesus; em 1909 foram fundadas as irmandades de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

03 – HISTÓRIA

Barretos registrou que também neste dia, em 1891 os 5 intimados disseram que os presos fugitivos compraram a liberdade por 150 mil réis; em 1948 casaram-se Dr. Antonio Francisco Scannavino-Helena; em 1959 casaram-se Dr. Pedro Cavalini Filho-Maria Duboc; e em 1964 casaram-se Dr. Nilson Barroso-Clícia.

04 – CASAMENTOS

Barretenses que estão comemorando hoje, aniversário de feliz união: Paulo Fernando Verusques do Prado Sobrinho-Valesca (43 anos – Bodas de Azeviche), Francisco Ferreira Neto-Leonice (34 anos – Bodas de Oliveira) e João Vitor da Silva Júnior-Elizabete (13 anos – Bodas de Safira). Gente que queremos bem.

05 – COMÉRCIO

Foi com base no acordo dos presidentes Joel de Paula (Sincomerciário), Dr. Roberto Arutim (Sincomércio) e Paulo Sérgio Soprano (Acib), que o comércio de Barretos teve condições de funcionar normalmente anteontem, feriado estadual. Quando os homens se entendem, tudo fica mais fácil. Só para lembrar.

06 – FESTA

Encerrada 3ª feira, 9, a 16ª Festa do Divino Espírito Santo de Barretos, que mesmo com um inverno rigoroso, atingiu os objetivos colimados. Ela teve Francisco Guimarães Neto como Imperador (no ano passado foi João Fred Joudatt), e contou com a animação do eclético jornalista, Patrício Augusto dos Santos Reis.

07 – PALESTRAS

Iniciada domingo, 7, a 58ª Semana Espírita Intermunicipal de Barretos. Já foram palestrantes: Eliomar B. Cypriano (Vitória-ES), Roosevelt A. Tiago (Barra Bonita-SP), Helio T. Reis (Vitória-ES) e Paulo C. Fernandes (Marília-SP). Hoje falará Wagner G. da Paixão (Belo Horizonte-MG). Às 20h00 no Lar da Criança.

08 – EMPRESÁRIO

Começa hoje e será encerrado amanhã, em Jaborandi, mais um curso gratuito patrocinado pelo Senar-SP. O do Proer - Programa Empresarial Rural - com carga de 16 horas, tendo instrutor, Antonio Fernando Bertolotto. E o apoio do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande de Barretos e Região.

09 – RESUMO

Férias animada na praça de esportes do Grêmio Literário e Recreativo; Reunião da Loja Maçônica Estrela Flamígera (venerável Paulo Gomes Faim); Calorentas, Suculentas e Cactos, em exposição no North Shopping; Telas de Bia Caiel, no Museu Ruy Menezes. Nesta 5ª feira do Julho Verde, em Barretos.

10 – DISTRAÍDA

Bonita, porém, burra, a Gasparina é também muito distraída. Está sempre dando mancada. Tanto é que, certo dia ela desceu do ônibus com um seio à mostra. Uma amiga que passava pelo local, avisou:

- Gasparina, o seu peito está à mostra.

- Nossa, amiga! Esqueci o Almeidinha no ônibus. E agora?