23 de Setembro de 2019 | 17:10:22

23 de Setembro de 2019 | 17:10:22

25/07/2019 | Especiais / Gastronomia

Tradicional receita de creme de milho reúne família à mesa

Ingredientes frescos como o milho, creme de leite, tomate e cheiro verde dão toque especial ao prato

Tradicional receita de creme de milho reúne família à mesa

COZINHA AFETIVA: A professora Alcione Presotto afirma que sensações nostálgicas ficam na memória através do paladar
Jac Brito

Ampliar foto

 A combinação dos in­gredientes é o segredo na hora de cozinhar. Cada vez mais a uti­lização dos produtos naturais é adotada na chamada cozinha afeti­va, algo que a professo­ra aposentada Alcione Presotto se dedica há anos. Ela sempre recebe familiares com a mesa farta e não abre mão de tradicionais receitas. “É bom que todos fiquem satisfeitos. E nesse mo­mento surgem risadas e boas conversas, o que torna as refeições ain­da mais gostosas”, co­menta.

“O creme de milho surpreende pela prati­cidade e versatilidade na hora de combinar com grelhados ou assa­dos. E quando degusta­do com crisps evidencia ainda mais o sabor e ótima experiência com as diferentes texturas”, sugere Alcione. Você pode se deliciar com todo o sabor desse pra­to. Confira!

CREME DE MILHO
 

 INGREDIENTES:

6 espigas de milho, 2 xícaras de água, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) amido de milho, sal a gosto, 3 tomates pelados, 2 dentes de alho amassados e picados, 1 caixinha de creme de leite (de preferência, fresco), champion a gosto, cheiro-verde.

MODO DE PREPARO:

Retire os grãos do milho da espiga. Frite o alho e a cebola no azeite. Refogue o milho e o tomate. Coloque sal e pimenta-do-reino a gosto. Coloque água e o amido de milho e deixe ferver em fogo brando. Acrescente champignon e cheiro-verde. Finalize com o creme de leite. Sirva com arroz bran­co ou crisps de batata-doce.

DICA DE CRISPS:

Lave a batata-doce e corte em rodelas bem finas. Deixe de molho na água. Frite e coloque o sal (opcional). Caso prefira fazer assado, tempere a gosto e despeje um fio de azeite. Disponha as fatias de batata em uma forma antiaderente ou forrada com papel-manteiga. Lembre-se de deixar um espaço entre elas para ficarem mais crocantes. Leve ao forno pré-aquecido até dourar. Se precisar, retire, vire do outro lado e volte ao forno para dourar por igual. Espere esfriar e sirva!