17 de Setembro de 2019 | 03:56:42

17 de Setembro de 2019 | 03:56:42

01/08/2019 | Especiais / Gastronomia

Arroz Caldoso de Galinha Caipira é um resgate da tradição

Receita traz memória afetiva e reaproveitamento dos alimentos

Arroz Caldoso de Galinha Caipira é um resgate da tradição

WORKSHOP E ALMOÇO: A chef Natasha Cury e a gastrônoma Lívia Santos elaboraram o tradicional Arroz Caldoso de Galinha Caipira e deram dicas de reaproveitamento
Simone Zamariolli

Ampliar foto

Os dias frios estimu­lam o preparo de pratos caldosos, cheios de sa­bor. Em terras sertane­jas o costume é o prepa­ro do arroz com galinha caipira. Pensando nesse resgate, a gastrônoma Lívia Santos Ronca­ratti, que coordena a Lanchonete Peãozinho no Parque do Peão em Barretos, fez uma de­liciosa parceria com a chef Natasha Cury.

“Nosso Workshop e al­moço realizado no dia 28 de julho, conseguiu mostrar que é possível nos dias de hoje, resga­tar hábito de alimenta­ção natural e ricas em memórias na maioria das vezes, com recei­tas feitas pelo nossos avós com sabor de afeto e cuidado, além de nutrição. É um prato que passou por adaptações na Europa e chegou ao Brasil por meio dos portugueses, tornando-se muito popular de norte a sul do país. Neste prato o protagonista é a car­ne de galinha caipira, importante fonte de proteína e aminoáci­dos essenciais, mas há quem prefira o fran­go”, conta Lívia.

Mas, a lista de ingre­dientes pode ser vasta com legumes diversos. “Brócolis, abobrinha, cenoura , alho-poró e tomate ficam delicio­sos”, recomenda.

Com boa aceitação, essa sugestão cai como uma luva em períodos de baixa temperatu­ra, como o inverno. O arroz caldoso com galinha caipira é uma ótima opção a ser ser­vida para crianças e idosos.
 

 

 ARROZ CALDOSO DE GALINHA CAIPIRA COM LEGUMES

 

 INGREDIENTES:

500g de coxa de frango com a pele, 1 peito de galinha com a pele e o osso (620g), 1 cebola média picada, 1 talo de alho-poró, 1,5 litro de água fervente, 1 cenoura média picada ou ralada, 1 tomate médio sem pele e sem sementes, picado (150g), brócolis, abobrinha, 1 xícara (chá) de arroz cru, 1 colher (sopa) de salsa picada, 1 colher de chá de páprica, 1 colher de sopa de azeite de oliva, limão, sal e pimenta a gosto.

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela, coloque a coxa e o peito de galinha e tempere com meia colher (sopa) de sal, a pápri­ca e o suco de limão. Em uma panela de pressão, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola, o alho e refogue por 3 minutos ou até que a cebola fique transparente. Acrescente a galinha e frite por 10 minutos, ou até dourar. Regue com a água, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos após o início da fervura. Junte a cenoura, o brócolis, a abobrinha, o tomate e corrija o sal. Acrescente o arroz e deixe por mais 15 minutos, ou até o arroz ficar cozido. Polvilhe com a salsa, retire do fogo e sirva em seguida.