23 de Setembro de 2019 | 10:45:39

23 de Setembro de 2019 | 10:45:39

02/08/2019 | Social / Colunão

Exposição de Romero Britto North Shopping

Exposição de Romero Britto North Shopping


Tininho Junior

Ampliar foto

Misericordioso quer dizer ter compaixão da miséria alheia.

01 – AGENDA

Hoje, 02 de agosto/19, é o Dia da posse do 6º pároco da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo de Barretos, Pe. Manoel da Costa Gomes (1919); Dia da morte, em Recife (PE), do músico Luiz Gonzaga do Nascimento, o rei do baião (1989); e Dia de Santo Eusébio de Vercelli (bispo). Fase da lua: nova.

02 – MEMÓRIA

A história de Barretos conta que neste dia, em 1911 com a presença do Conselheiro Antonio Prado, Dr. Antonio Cândido Rodrigues e outras pessoas de destaque, foi inaugurado o Posto Zootécnico, sob a direção de Joviano Cortez René Ferreira; em 1976 foi inaugurada a Aema – Auto Elétrica Aleixo.

03 – HISTÓRIA

Barretos registrou que também neste dia, em 2007 foram homenageados pela Câmara Municipal de Araraquara, por propositura do vereador Valderico Joé: João Monteiro de Barros Filho e Luiz Carlos Fabrini (Cidadão Araraquarense) e Marco Antonio Siqueira de Mattos – in memoriam (Honra ao Mérito).

04 – LEMBRANÇA

Ainda em Barretos neste dia, em 2008 Odilo José Garutti foi o Pai do Ano pelo Grupo dos Cravos Vermelhos, na gestão de Oscar Silveira Silva; em 2014 morreu, aos 81 anos, Geraldo Antonio Corrêa, o Geraldinho; e também em 2014 morreu, aos 86 anos, o 1º locutor esportivo da cidade, Geraldo Nogueira.

05 – PADROEIRO

Divulgada pelo Pe. Thiago Freitas dos Reis a programação da Festa do Padroeiro Bom Jesus, neste mês: dias 02 (hoje), 03, 04, 09, 10 e 11 com tríduo e quermesse todos estes dias. Convidou o barretense para participar e colaborar com a reforma do prédio da Igreja. Colabore. Faça isso!

06 – SANGRIA

Porque a seringueira (produtora de borracha) perde o enfolhamento nesta época do ano, a orientação é paralisar a sangria. Porém, muitos produtores, inclusive da região de Barretos, determinam que ela – sangria – seja, ao invés do sistema D/4, passa para o D/7, isto é, de 7 em 7 dias. Para ajudar no custeio.

07 – PAELLA

Uma das tradições do Grêmio Literário e Recreativo de Barretos é o Jantar do Dia dos Pais. E o deste ano já tem data e horário confirmados: Próxima 6ª feira, 9, com a famosa Paella do mestre Rubinho, a partir das 20h30. As mesas já estão sendo reservadas via telefone 3322-2955. Reserva a sua!

08 – EXCURSÃO

Para o barretense que espera uma oportunidade, bastante difícil nos dias de hoje, de uma temporada na Colônia do Sesc, em Bertioga, ela chegou. Maria Paula Cunha, do Sindicato do Comércio Varejista de Barretos, está completando a lotação de 3 ônibus, saindo dia 19 e retornando em 25 de agosto/19. Pense.

09 – RESUMO

Música ao vivo no restaurante da sede social do Grêmio, com o grupo Primeira Linha, de Monte Azul Paulista; Quermesse em favor da Igreja do Bom Jesus; Reunião do Orbis Clube; Reunião da Loja Maçônica Renovadora 68; Exposição no North Shopping; Exposição no Unifeb. Nesta 6ª feira, em Barretos.

10 – LÁGRIMAS

Uma vendedora de uma loja no Shopping ficou um tanto quando estranha ao receber o dinheiro da Gasparina, após efetuada a compra. Nossa heroína perguntou:

- Algum problema, moça?

- Não, dona Gasparina. É que seu dinheiro este úmido.

- São lágrimas do Almeida, meu marido, moça. Ele sempre chora quando me dá dinheiro.