23 de Setembro de 2019 | 17:12:01

23 de Setembro de 2019 | 17:12:01

08/08/2019 | Especiais / Gastronomia

Receita de folhado é ideal para o chá da tarde

Massa frita a base de farinha de trigo, ovos, leite, água e fermento é levemente adocicada

Receita de folhado é ideal para o chá da tarde

RECEITA DE FAMÍLIA : Maria Cecília Zatarin desenvolve habilidades gastronômicas herdadas da mãe
Jac Brito

Ampliar foto

Para combinar como o clima ameno dos últimos dias nada melhor do que receitas acolhedoras, aquelas que resgatam a família reunida a mesa para um delicioso chá da tarde. Assim acontece na família Zatarim, tradicional em Mumbuca, interior de São Paulo. “A receita já se espalhou por terras barretenses e muitas outras localidades. É uma bolinho frito que dependendo da região chamam de esticadinho, mas nós sempre chamamos de ´folhado´, conta Maria Cecília Zatarim, que aos 69 anos sente satisfação com a casa cheia.

“Devido a facilidade na sua confecção e sabor, a receita costuma agradar todos os paladares. Mas deve ser preparado de um dia para o outro para ficar mais crocante”, explica Cecília.  

INGREDIENTES
½ copo (americano) de leite
½  copo (americano) de água
2 ovos inteiro ligeiramente batidos
½ xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 colher de sopa (bem rasa) de fermento em pó
4 xícaras de chá de farinha de trigo para dar o ponto (aproximadamente)

MODO DE PREPARO
Em um recipiente coloque os ovos, o açúcar, o sal, misture bem. Depois leve para esquentar o leite e a água, deixe só amornar. Junte o leite e a água morna aos ingredientes, por último misture o fermento em pó. Coloque farinha até dar o ponto de esticar. Divida a massa e com um rolo estique os bolinhos. Depois com uma faca corte os bolinhos e frite-os em óleo quente. Coloque-os em cima de papel toalha e está pronto para servir. Se quiser pode passá-los no açúcar e canela, ou comer com doce de leite, com um café ou um bom chá. Incrível!