23 de Setembro de 2019 | 11:07:46

23 de Setembro de 2019 | 11:07:46

15/08/2019 | Opinião / Editorial

Terrão bom é Barretos

O rodeio na "terra de gigantes" envolve a 27ª edição internacional em touro

A 64ª Festa do Peão de Os Independentes tem início hoje e vai até o domingo, 25 de agosto. Desde 1956, o evento faz Barretos resgatar a sua própria história, exaltar a força do agronegócio e valorizar a cultura do interior e rural.

Simone e Simaria são as embaixadoras da festa e fazem show no sábado, dia 17. As atrações de 2019 envolvem Ivete, Gustavo Lima, Juliano César, Fernando e Sorocaba, César Menotti e Fabiano, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Jorge e Mateus. A lista tem muitas outras atrações.

O rodeio na "terra de gigantes" envolve a 27ª edição internacional em touro, finais da CNAR, montarias interestaduais e a Copa Os Independentes de 3 Tambores.
A festa barretense tem dado especial atenção para a logística de acolhimento aos turistas, ampliando o conceito de um espaço cuidado, amplo e bonito. A entidade tem zelado para o Parque do Peão ser mais seguro, acolhedor e funcional.

O governador João Doria está com agenda programada para visitar a festa barretense, prestigiando a cultura sertaneja, as atividades ligadas ao esporte rural e alavancando a proposta de fomento do turismo paulista.
A canção imortal de Bezerra de Menezes lembra que "a cidade fica em festa até chegar o ano que vem".  A expressão parece uma mística.  Mais que um refrão, um verso profético e animador, a música dá a dimensão do clima transformador no "Chão Preto".

A característica mais forte da festa é sua capacidade de superar sempre as mais diversas crises políticas, sociais e econômicas.  Até parece mesmo que para a festa de Os Independentes não existe crise, porque se cria, se renova e se supera.