23 de Setembro de 2019 | 15:04:15

23 de Setembro de 2019 | 15:04:15

18/08/2019 | Especiais / Saúde e Bem Estar

Centro odontológico no Parque atende profissionais e turistas na Festa do Peão

Clínica tem parceria entre Os Independentes, Unifeb e Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Centro odontológico no Parque atende profissionais e turistas na Festa do Peão

SAÚDE: Alunos do Unifeb atendem público com supervisão de professores no Parque do Peão
Tininho Junior

Ampliar foto

O centro odontológico “Dr. Luiz Agostinho da Silva Brandão” oferece atendimento gratuito a profissionais e turistas durante a 64ª Festa do Peão de Barretos. A clínica é fruto de uma parceria entre Os Independentes, Unifeb e APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas). O centro odontológico funciona diariamente durante o evento, das 14 às 20 horas, sem necessidade de agendamento prévio. O foco são os atendimentos de urgência, mas estão ofertados os serviços de curativos de canal, exames clínicos, restaurações, higienização de prótese, raspagem, entre outros. Outra ação realizada na clínica é a campanha Sorria Para a Vida, que busca prevenir e conscientizar sobre o câncer bucal e o HPV. No ano passado, foram realizados 398 atendimentos durante a Festa do Peão, nos quais não foram detectadas lesões com característica de malignidade para as doenças.

O professor de odontologia do Unifeb, Alexandre Miranda, informou que os atendimentos são realizados por alunos do 4º ano, prestes a se formarem, com supervisão de docentes. “Podem ser atendidos aqui todos os frequentadores do Parque, do turista ao funcionário que está trabalhando temporariamente aqui. De preferência, atendimentos de urgência, a pessoa que está com dor ou precisa fazer alguma restauração. Mas não podemos negar o atendimento. Às vezes, há pessoas que vêm de fora que passam o ano inteiro e aqui buscam fazer uma mera limpeza”, disse. Segundo o dentista, que é professor do Unifeb, estar com a saúde bucal em boas condições é importante para o bem-estar durante a Festa do Peão, seja a trabalho ou a lazer. “Vejo que a dor perde qualquer qualidade de vida. A pessoa que está com dor não rende em seu trabalho, não é feliz”, complementou Alexandre Miranda.

O presidente regional Lucio Antonio Pereira lembrou que a APCD atuou na idealização do centro odontológico junto a Os Independentes e ao Unifeb, numa ação que complementa uma diversidade de atrativos e serviços no Parque do Peão. “Sentimos que uma festa da grandiosidade da Festa do Peão de Barretos, que já oferecia mil e um atrativos diferentes, deveria olhar também pela saúde bucal dos nossos visitantes. Uma oportunidade única de fazer prevenção ao câncer, ao HPV e também nas urgências e emergências”, contou o cirurgião-dentista.