23 de Setembro de 2019 | 15:02:29

23 de Setembro de 2019 | 15:02:29

20/08/2019 | Social / Colunão

Desfile cívico, alegórico e folclórico, alusivo ao 165º aniversário de Barretos

Desfile cívico, alegórico e folclórico, alusivo ao 165º aniversário de Barretos

João Batista Chicalé confirmou a realização do evento
Tininho Junior

Ampliar foto

Aproveite bem as pequenas coisas; algum dia você vai descobrir que elas eram grandes.

01 – AGENDA

Hoje, 20 de agosto/19, é o 6º Dia da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos; Dia da Infância; Dia do Maçom; Dia do lançamento do livro A Cozinha Sertaneja, pela Dr.ª Silvia Corrêa Petroucic (2007); Dia do aniversário de São Bernardo do Campo (SP); e Dia de São Bernardo (abade). Fase da lua: cheia.

02 – MEMÓRIA

A história de Barretos conta que neste dia, em 1902 nasceu Antonio Ignácio Ribeiro; em 1931 pela 1ª vez Renê Ferreira Pena assumiu o cargo de prefeito, em substituição a Delcides de Carvalho que governou a cidade por 4 meses; em 1971 o Grupo dos Cravos Vermelhos foi reconhecido de utilidade pública.

03 – HISTÓRIA

Barretos registrou que também neste dia, em 2004 morreu, aos 59 anos, o Dr. Ademir Jorge; em 2005 morreu, aos 77 anos, José de Carvalho, o Tinoco; em 2008 morreu, aos 57 anos, Celina Maria da Silva Nogueira; e em 2012 morreu, aos 68 anos, o prof.º Valter Mattos, o Piola. Que Deus os tenha.

04 – TEMAS

Prefeito solicitou equipamentos para o Conselho do Idoso; Vereador cobrou ações efetivas sobre o lixo; Multas aplicadas por queimadas. Estes foram alguns dos temas de sábado, 17, do programa A Verdade Total em Tempo Real, na O Diário Independente FM e Redes Sociais de O Diário de Barretos.

05 – PRESENÇAS

Estiveram conosco no programa em questão os barretenses: Luís Carlos Diniz Buch, Renato Peghim, Nestor Leonel dos Santos, Onofre Rosa de Rezende e Mussa Calil Neto, com a retaguarda técnica de André Almeida Teixeira, Gabriel Dias e Marcus Perussi. Uma audiência marcante, sempre das 10h00 às 11h30.

06 –VIOLEIRA

Depois de 35 anos ininterruptos, a Violeira Rose Abrão – música sertaneja raiz – que teve neste período um único apresentador, Jota Carvalho, nascido Jesus Aparecido de Carvalho (acadêmico da ABC), não foi, e nem será realizado em 2019, nesta 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Registre-se.

07 – DESFILE

João Batista Chicalé, secretário de cultura da Prefeitura Municipal, confirmou a realização do desfile cívico, alegórico e folclórico, alusivo ao 165º aniversário de Barretos. Segundo ele, serão 43 atrações e mais 2 trios elétricos, com início saindo as 09h30, do Recinto Paulo de Lima Corrêa. Que bom.

08 – CALENDÁRIOS

Falar em obrigações de ordem legal em período de festa “não é legal”. Mas a vida continua, até porque vence hoje o prazo para pagar: INSS por pessoas jurídicas; I.R. Fonte; Simples Nacional; CSRF; Pis, Pasep e Cofins. É o que consta do Calendário Fiscal elaborado pelo Escritório Barretos, de contabilidade.

09 – RESUMO

Missa na Festa do Peão, às 20h00, transmitida pela Rede Vida; distribuição de ingressos pelas lojas, para o Parque do Peão; Reunião do Rotary Clube; Reunião do Clube Recanto dos Lagos; Festa do Peão de Boiadeiro, no Parque do Pão Mussa Calil Neto. Nesta 3ª feira do Agosto Dourado, em Barretos.

10 – DANÇA

Começou a música e a Gasparina, também assanhada, levantou-se e foi até a uma “senhora” de preto e pediu:

- Madame, a senhora me dá o prazer dessa dança?

- Não, é claro que não, Gasparina.

- Posso saber a razão, madame?

- Por três motivos, Gasparina: primeiro estamos num velório. Segundo porque não se dança o Hino Nacional. Terceiro, porque madame é a tua mãe... eu sou o padre do povoado.