23 de Setembro de 2019 | 14:59:49

23 de Setembro de 2019 | 14:59:49

22/08/2019 | Especiais / Gastronomia

Queima do Alho resgata cultura caipira com tradição e sabor

Prato é tema de concurso gastronômico durante a Festa do Peão

Queima do Alho resgata cultura caipira com tradição e sabor

TRADIÇÃO: Tropeiros usam utensílios próprios no preparo da comida típica
André Monteiro

Ampliar foto

A tradicional Queima do Alho é uma das grandes atrações da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. As comitivas, que representam os antigos grupos de tropeiros e peões que viajavam das fazendas criadoras de gado até os frigoríficos, competem no concurso mais antigo desta comida típica. Os pratos elaborados precisam ser fiéis ao sabor e tradição das comitivas. Na semana passada, a comitiva Juca Jacinto  venceu a competição culinária, no Ponto de Pouso.

O cardápio da Queima do Alho é composto por:  arroz carreteiro, feijão tropeiro, paçoca de carne  e churrasco. A comida é feita no fogo de chão  aquecido à lenha, com um cozimento lento que permite que os ingredientes agreguem sabores uns aos outros. Anote a receita do prato típico da Festa do Peão.


ARROZ CARRETEIRO

INGREDIENTES DA BASE
1 kg de carne seca, 1 kg de arroz, cebola, alho, pimenta e sal a gosto

MODO DE PREPARO
Cozinhar a carne trocando  a água duas vezes durante a fervura. Depois de retirar do fogo pique com a faca até ficar quase como carne moída (não se recomenda moer na máquina, pois altera o sabor). Em seguida, a carne deve ser colocada em uma panela grossa com banha já quente, junte com o tempero (alho picado batido, cebola, pimenta e sal). Toste um pouco e adicione o arroz escorrido e bem lavado. Deixe refogar por algum tempo e sempre mexendo adicione água aos poucos, acompanhando o cozimento.


PAÇOCA DA CARNE

INGREDIENTES

1kg charque picadinho (batido com faca), ½ kg de farinha de mandioca, ½ kg de farinha de milho.


MODO DE PREPARO:  Coloque em uma panela óleo quente já com todo o tempero, principalmente alho picado, adicione a carne, deixe refogar por uns 5 minutos. Depois coloque a carne dentro de um pilão de madeira juntamente com a farinha de mandioca e a de milho e amasse até ficar fofa.