23 de Setembro de 2019 | 15:06:32

23 de Setembro de 2019 | 15:06:32

23/08/2019 | Especiais / Guia Cultural

Desfile em comemoração ao aniversário da cidade reunirá grupos culturais

Mais de 40 atrações estão confirmadas no evento que marca os 165 anos de Barretos

Desfile em comemoração ao aniversário da cidade reunirá grupos culturais

CULTURA: Várias equipes se uniram para a realização do desfile cívico no aniversário de Barretos
Tininho Junior

Ampliar foto

O desfile cívico em comemoração aos 165 anos de Barretos será realizado neste domingo (25), a partir das 9h30, com saída no Recinto Paulo de Lima Correa. Mais de 40 atrações estão confirmadas, além de um cortejo com grupos culturais da região, viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (Proac). O projeto é idealizado e produzido pela empresa de gestão de projetos culturais PrumoPro. Estão confirmados no cortejo a Companhia Charolas, de São Sebastião (MG); Grupo Frutos da Terra, de Olímpia (SP); Grupo Danças Zé do Patrocínio, Congada Três Colinas, Franca (SP), Grupo Capoeira e Grupo Maracatu, de Guaíra (SP).

O tema geral do desfile neste ano é “Barretos, da Fundação à Tradição”, com organização da secretaria municipal de Cultura e apoio das outras pastas do município. Segundo o secretário João Batista Chicalé, a atração é para toda a família neste 25 de agosto. “O desfile será um dos maiores que já teve e estamos com uma organização muito grande. Pretendemos fazer o desfile em 2 horas e meia”, disse. Chicalé confirmou que o desfile começará no Recinto, percorrerá a avenida 23 até a esquina com a rua 18, onde desce até a altura da avenida 15, local em que haverá a dispersão. “Vamos mostrar para o barretense a fundação da cidade e como está sendo hoje elaborado. Um contraste do que foi e o que está sendo”, complementou.

Da avenida 21 à avenida 17, haverá arquibancada instalada para a população acompanhar o desfile com uma visão privilegiada, mas ao longo de todo o percurso as atrações poderão ser conferidas.
Francisco Salviano Miranda, o Tico, foi convidado para organizar a condução do desfile no domingo. Ele tem experiência com este tipo de evento por já ter realizado desfiles de carnaval em Barretos. “A gente percebeu em outros desfiles que havia ‘buraco’ e também ficamos atentos ao tempo de apresentação. Estamos com uma equipe para organizar todo o cortejo na avenida, cobrando a questão do tempo em que cada banda se apresenta”, disse.