23 de Setembro de 2019 | 15:00:53

23 de Setembro de 2019 | 15:00:53

23/08/2019 | Esporte / Rodeio

Parceria permite que peões brasileiros se capacitem nos EUA

Liga Nacional de Rodeio e PRCA se unem para classificar competidores

Parceria permite que peões brasileiros se capacitem nos EUA

RODEIO: Diretor Marcos Abud anuncia parceria ao lado de Kiko Prado e Ricardo “Bodinho” (Os Independentes) e Health Ford, Antony Barkowski e Bret Franks (PRCA)
Tininho Junior

Ampliar foto

Uma parceria entre Liga Nacional de Rodeio (LNR) e Professional Rodeo Cowboys Association (PRCA) permitirá que peões brasileiros possam se capacitar e competir nos Estados Unidos. A novidade foi anunciada ontem com a presença de dirigentes de Os Independentes e da associação norte-americana. O diretor de rodeio Marcos Abud informou que a parceria é fruto de um longo trabalho entre as duas partes. “Vamos levar gente para fora. Uma oportunidade para que eles possam estudar, possam se formar e realizar seu sonho e melhorar a vida de suas famílias. Enfim, é bom para todo mundo. Estamos engatinhando, essa parceria começou ‘ontem’”, explicou o dirigente.

Segundo o presidente Ricardo Rocha “Bodinho”, a parceria fortalece o rodeio e os jovens competidores do Brasil. “Barretos está pensando na valorização do rodeio cada vez mais. A gente coloca o competidor de rodeio como o mesmo que jogador de futebol, que da base procura um time grande no Brasil e depois voos maiores, como os Estados Unidos e outros países para fazer o pé de meia. É uma parceria que o rodeio só tem a ganhar”, disse Bodinho, que lembrou a final do rodeio de Las Vegas, organizado pela PRCA.

A seleção dos competidores brasileiros será feita por etapas da Liga Nacional de Rodeio, que contarão pontos, sendo a final concretizada na Festa do Peão de Barretos de 2020. Além das montarias em touro, a proposta é classificar também no bareback e na sela americana.

Os vencedores irão para os Estados Unidos para participar da escola de rodeios e do rodeio Cody Nite Rodeo, por 90 dias. O período visa preparar os competidores com aulas práticas e técnicas com instrutores da associação americana, além de treinamentos para competir nos rodeios da PRCA. “Estamos confiantes e vamos trabalhar em conjunto para o fortalecimento dessa parceria e passo a passo ajudar os peões brasileiros a alcançar o objetivo em se tornar campeões do mundo”, afirmou Antony Barkowski, diretor de atletas da PRCA, que está em Barretos para acompanhar a competição internacional.

RODEIO INTERNACIONAL  

O 27º Barretos International Rodeo tem sequência nesta sexta-feira com montarias e modalidades cronometradas. A partir das 17h30, a arena de rodeios recebe team penning, sela americana, bareback, três tambores, cutiano e montarias em touro. Quatro competidores estrangeiros estão na modalidade touro, um norte-americano e três canadenses: Wyatt Wade, Jacob Richard, Cole Wesley e Caleb Christian.