14 de Outubro de 2019 | 20:39:28

14 de Outubro de 2019 | 20:39:28

12/09/2019 | Social / Colunão

Exposição “Zé de Ávila – Trovas em Cores e Formas”

Exposição “Zé de Ávila – Trovas em Cores e Formas”

Atração será no Grêmio de Barretos

Ampliar foto

O amor consiste mais em atitudes e atos do que em palavras.

01 – AGENDA

Hoje, 12 de setembro/19, é o Dia da Seresta; Dia do Técnico Têxtil; Dia do Trator; Dia do Físico; Dia da Recreação; Dia do nascimento, em SP, do poeta Álvares de Azevedo (1831); Dia da morte do romancista português, Júlio Dantas (1871); e Dia de São Guido (pelegrino). Fase da lua: crescente.

02 – MEMÓRIA

A história de Barretos conta que neste dia, em 1920 a cidade recebeu, na estação ferroviária, com muita festa e até banda de música, o consagrado escritor Coelho Neto, que foi saudado pelo prefeito Antônio Olímpio Rodrigues Vieira; em 1930 nasceu o ex-vereador Erostato Cassiano dos Santos.

03 – HISTÓRIA

Barretos registrou que também neste dia, em 1939 casaram-se Olivier Waldemar Heilland-Maria Theodora; em 1954 foram realizados os festejos do seu centenário, 18 dias após a data, em razão do suicídio em 24 de agosto, do presidente Getúlio Dorneles Vargas; e em 1992 foi inaugurada a sede do Cerea.

04 – SAUDADE

Este dia marcou também que em 2010 três barretenses morreram: Josilda de Souza Leite, 47 anos, deixando viúvo Edson Rodrigues Leite, o Edinho; o empresário Walter Panissi, aos 74 anos; e IzauriTavora, conhecido por Tarzan, aos 89 anos, e o mais tradicional borracheiro da cidade. Que Deus os tenha.

05 – CASAMENTOS

Barretenses que estão comemorando hoje, aniversário de feliz união conjugal: Geraldo Bonvicino-Elza Maria (49 anos – Bodas de Heliotrópio), Vanilson Moraes-Raquel (34 anos – Bodas de Oliveira) e Dr. Zaiden Geraige Neto-Ana Paula (16 anos – Bodas de Turmalina). Gente que queremos bem.

06 –ALMOÇO

Marcado para o próximo dia 22 (domingo), das 12h00 às 14h00, no Berrantão do Parque do Peão, o Almoço da Padroeira 2019, em favor da Minibasílica Nossa Senhora Aparecida de Barretos. A adesão custa R$ 25,00 e no cardápio consta: arroz branco, feijão gordo, churrasco, mandioca e farofa. Vamos nessa.

07 – PRODUTORES

Porque a seringueira perde as folhas nos meses de julho e agosto, há necessidade de parada da sangria, que vai até no início de setembro, quando recupera, então, o enfolhamento. Na região de Barretos, muitos produtores já estão iniciando a retirada do látex. Mesmo com a falta de chuva.

08 – EXPOSIÇÃO

Num projeto da ABC (presidente José Antonio Merenda) em parceria com o Grêmio Literário e Recreativo (presidente Dr. José Eberle Martins Filho), começa hoje às 19h30 e vai até no próximo dia 22, a exposição “Zé de Ávila – Trovas em Cores e Formas”. No saguão da sede social gremista. Cultura.

09 – RESUMO

Reunião da Loja Maçônica Estrela Flamígera; Reunião da Loja Maçônica União Barretense; Exposição de Conceição Apparecida Ribeiro Borges, no Unifeb; Exposição de Matheus Henrique Ribeiro, no Museu; Exposição de Adriana Diniz Faleiros, no North Shopping. Nesta 5ª feira do mês da Bíblia, em Barretos.

10 – CONFERÊNCIA

Quando o representante da Associação Contra o Alcoolismo terminou a sua conferencia, a fim de ver o grau de aproveitamento que alcançara, perguntou:

- Gasparina, se eu tivesse em uma das mãos uma vasilha d’água e na outra uma de cachaça e as estendesse a um asno, qual das bebidas ele escolheria?

- A água, senhor conferencista.

- Muito bem, Gasparina. E por quê?

- Porque ele é um burro, senhor conferencista.