14 de Outubro de 2019 | 01:17:44

14 de Outubro de 2019 | 01:17:44

17/09/2019 | Esporte / Futebol

Autor do 1º gol desaprova mudança em nome de estádio alagoano

Douglas Franklin vê ato político no estádio que deverá se chamar Rainha Marta

Autor do 1º gol desaprova mudança em nome de estádio alagoano

CIDADE: Douglas Franklin foi técnico do Barretos no acesso à série A-2 em 2015
Arquivo O Diário

Ampliar foto

O ex-jogador Douglas Franklin, 70, viu como ato político um projeto que quer mudar o nome do estádio Rei Pelé em Maceió (AL). Morador em Barretos há vários anos, o ex-meio-campista do Santos foi o autor do primeiro gol do estádio em outubro de 1970, num amistoso contra a seleção alagoana, vencido pelo Peixe por 5 a 0 que teve o público total de 42.326 espectadores. Além de Douglas, que marcou duas vezes, Pelé fez dois gols e Nenê anotou um.

MUDANÇA

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, na última quinta-feira, o projeto de lei de autoria de Antonio Albuquerque (PTB) que sugere a mudança de nome do estádio de “Rei Pelé” para “Rainha Marta”. A meia do Brasil é natural de Dois Riachos, em Alagoas, foi eleita seis vezes a melhor do mundo e é a maior artilheira da Seleção Brasileira. “Hoje estão usando o futebol para a política. Não sei onde vão chegar”, afirmou Douglas, que não aprovou a alteração. “Poderiam ter feito outro tipo de homenagem” complementou. Apesar da alteração, o ex-jogador faz um alerta. “Vai ser feita a reinauguração, mas o Pelé tem história no estádio que deve ser lembrada”, acrescentou.

EMENDA

O deputado estadual de Alagoas, Silvio Camelo (PV), apresentou uma emenda ao projeto de lei para que o principal estádio de Maceió tenha os dois nomes “Rei Pelé e Rainha Marta”. A emenda será votada esta semana e irá para o governador Renan Filho, que pode sancionar ou vetar a mudança.

CURIOSIDADE

Douglas Franklin marcou seu nome no Santos (1967 a 1971) e também no Bahia, onde foi “rei”. Depois de jogar na Vila Belmiro, pelo tricolor baiano, entre 1972 e 1980, ele fez 211 gols, sendo o segundo maior artilheiro do clube. Pelo Bahia, Douglas marcou o primeiro e o segundo gol do estádio Governador Roberto Santos, o Pituaçu, em Salvador, em março de 1979, na vitória do Bahia sobre o Fluminense de Feira por 2 a 0. “Se me chamassem para outras inaugurações, eu também faria o primeiro gol”, brincou Douglas Franklin.

HISTÓRIA

O estádio Rei Pelé foi inaugurado no dia 25 de outubro de 1970 numa homenagem do então governador de Alagoas, Lamenha Filho, ao camisa 10 da Seleção Brasileira que havia conquistado naquele ano, o tricampeonato mundial.