14 de Outubro de 2019 | 00:40:26

14 de Outubro de 2019 | 00:40:26

20/09/2019 | Polícia / Polícia

Corpo de Bombeiros confirma controle de incêndio em Colômbia

Área atingida é aproximadamente 2 mil hectares de cultivo e 300 de APP

Corpo de Bombeiros confirma controle de incêndio em Colômbia

Incêndio consumindo área de mata na zona rural de Colômbia
Portal de Notícias Colômbia SP

Ampliar foto

O tenente Roberto da Costa Lobo Benfatti, que está no comando do Corpo de Bombeiros em Barretos, confirmou na tarde de quinta –feira,  que o incêndio que atingiu as áreas agrícolas e  de mata em Colômbia, está controlado.

O Oficial informou que área atingida foi aproximadamente 2 mil hectares de cultivo e 300 hectares de Área de Preservação Permanente.

“Nós tivemos a informação ontem (quarta-feira), que o fogo estava  desde  segunda-feira. Nos deslocamos ao local ontem, e iniciamos o combate  e retornamos hoje, para tentar finalizá-lo. Ele queimou uma extensa área cultivada e de APP (Área de Preservação Permanente), solicitamos apoio do Helicóptero Águia, realizamos um sobrevoo e verificamos os possíveis pontos de incêndio. Nós atuamos no período da manhã, só tinha três focos e com apoio de caminhões da usina e da prefeitura, realizamos o combate. O incêndio já está controlado”, disse.


O tenente  confirmou que as causas do incêndio são desconhecidas.


“ É difícil a gente confirmar o motivo do incêndio, porém, sabemos que os incêndios estatisticamente são por causa  humana” , ressaltou.


Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas equipes é que devido ao período de estiagem o mato está muito seco.

“Então ele se propaga muito rápido com ação do vento, o relevo do terreno é uma dificuldade e quando a mata é fechada, a gente não consegue ter acesso com os caminhões com água. Então nós temos que ir com abafadores e bombas costais entrando no meio do mato, tentando passar é uma grande dificuldade. Chegando lá se ele tiver rasteiro a gente  consegue combater, mas se tiver na copa das árvores, a gente não consegue realizar o combate” revelou.


O Corpo de Bombeiros orienta a população que evite colocar fogo em terrenos e mato.

“ Nós pedimos a população que não limpe terreno com fogo, que não jogue bitucas acesas de cigarros nas rodovias,  que não solte balões, porque esses incêndios não prejudicam só a nossa fauna e flora, prejudica também a qualidade do nosso ar”,  concluiu.