14 de Outubro de 2019 | 20:54:52

14 de Outubro de 2019 | 20:54:52

21/09/2019 | Cidade / Diocese

Nova Metodologia que irá substituir os Cursos de Noivos é tema de formação

A coordenação diocesana da Pastoral Familiar promove hoje um momento formativo sobre a nova metodologia que será utilizada em toda a diocese na preparação de noivos para o sacramento do Matrimônio para secretárias e secretários paroquiais pela manhã, e para agentes da pastoral das paróquias do bispado no período da tarde. Os dois encontros serão realizados na Cúria Diocesana, das 9h às 11h, e das 14h às 16h.

A metodologia é apresentada no livro "Matrimônio: Encontros de Preparação" que propõe encontros com os noivos por meio de uma catequese, substituindo, assim, os atuais Cursos de Noivos que costumam acontecer em apenas um final de semana.

"Muitos são os casais que se separaram, e grande número desses casais católicos tem obtido a Declaração de Nulidade dos Matrimônio. Isto porque esses matrimônios são inválidos, exatamente porque os noivos se casaram sem preparação, sem saber o que estavam assumindo de fato. Assim, o que mais necessitamos hoje em nossas pastorais é de uma boa preparação dos jovens para o casamento, e isso não é fácil. Não basta um rápido curso de noivos, apenas para obter um certificado e poder casar na igreja. É de suma importância de uma melhor preparação mais séria e profunda", diz a equipe de coordenação na carta-convite para as paróquias.

Segundo o coordenador diocesano, José Valério Mastro de Dias, a catequese matrimonial estabelece 11 encontros com no máximo três casais de noivos. "Este, serão formados por vários grupos de casais que darão a catequese matrimonial nas paróquias, podendo, assim, serem vários grupos", disse.

A nova metodologia será implantada no ano que vem em todas as paróquias da diocese.