14 de Outubro de 2019 | 20:57:07

14 de Outubro de 2019 | 20:57:07

22/09/2019 | Esporte / Outras Modalidades

Festival Paralímpico incentiva esporte e promove igualdade

Evento no Racibe Rezek teve atividades lúdicas de três modalidades

Festival Paralímpico incentiva esporte e promove igualdade

INCLUSÃO: Modalidade de tênis de mesa divertiu jovens da cidade e da região
Tininho Junior

Ampliar foto

O Festival Paralímpico foi realizado na manhã de ontem no Centro de Esporte e Lazer - Racibe Rezek com a participação de crianças e jovens com e sem deficiência de Barretos e região. As atividades foram lúdicas e incentivaram a prática esportiva para todos os presentes, em condição de igualdade. Foram promovidas as modalidades de basquete, tênis de mesa e judô, além de dança com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro. Alunos do Unifeb e integrantes da APAB deram suporte no evento.

A secretária municipal de Educação, Valéria Recco, agradeceu o apoio do COB ao evento e ressaltou a importância das atividades às crianças. “Fomos procurados pelo COB, que disse que nós somos referência na educação inclusiva. Com isso, a cidade foi escolhida para ser sede desse Festival Paralímpico”, disse. “Essas crianças, muitas vezes, ficaram esquecidas nas escolas por não terem condição de participar de uma competição. Nós percebemos a alegria de cada uma quando consegue fazer uma cesta de basquete, consegue no judô e no tênis de mesa. Elas se colocam num local de igualdade”, complementou Valéria Recco.

Maria Alice Duarte Pereira, coordenadora de educação inclusiva e coordenadora logística do COB no evento, elogiou o incentivo às atividades. “Como podemos ver aqui a alegria das crianças e das famílias, isso prova que todos são iguais e têm condições. São três modalidades aqui. É o momento de eles descobrirem em qual tem mais facilidade. E vamos à Secretaria de Educação para que seja incluída a educação física aos nossos alunos com deficiência adaptada”, ressaltou.