22 de Abril de 2018 | 17:12:15

28/12/2012 | Política / Política

Alckmin assina convênio para transferência do aeroporto Chafei Amsei

Convênio contempla as cidades de Barretos, Lins e Piracicaba

Alckmin assina convênio para transferência do aeroporto Chafei Amsei

Emanoel Carvalho durante solenidade com o governador Geraldo Alckmin
Du Amorim

Ampliar foto

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira (28) o convênio para transferência da administração dos aeroportos Governador Lucas Nogueira Garcez (Lins), Chafei Amsei (Barretos) e Pedro Moranti (Piracicaba) às respectivas prefeituras.  Após as assinaturas, os documentos serão encaminhados para a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República para assinatura do órgão.

“Tenho certeza que quem ganhará é a população, com uma ação do governo local induzindo o desenvolvimento e fortalecendo o transporte aeroviário”, destacou Alckmin.

Os aeroportos de Lins, Barretos e Piracicaba serão administrados pelos municípios a partir do primeiro trimestre de 2013. As prefeituras de cada local responderão por sua manutenção e operação perante os órgãos da Aeronáutica.

O Daesp, que administra esses aeroportos desde 1981, coordena todo o processo de transição. Nesse período, serão feitos os inventários dos bens (móveis e utensílios) e equipamentos de cada aeródromo e sub-rogados todos os contratos comerciais e administrativos de serviços, como vigilância e limpeza, para as prefeituras. Os contratos das áreas comerciais concedidas para atividades aeronáuticas (hangar e oficina de manutenção de aeronaves) receberão aditamentos, respeitando os termos acordados na época das assinaturas.

Por fim, após a execução dessas providências, serão assinados os Termos de Entrega e Recebimento dos aeroportos, quando as prefeituras  passam a administrar oficialmente .

Chafei Amsei
O aeroporto Chafei Amsei  possui pista de 1.800 metros, terminal de passageiros com 390 m², estacionamento para 80 veículos e está localizado a quatro quilômetros do centro da cidade. O movimento de passageiros, entre janeiro e novembro de 2012, foi de 3.848 passageiros.