Esqueci minha senha
A constituição e a eleição municipal

O Diário - 9 de julho de 2024

A constituição e a eleição municipal

A constituição e a eleição municipal

Compartilhar


A data de 9 de julho é festiva para os paulistas, resgatando a memória do MMDC e o esforço bandeirante em defesa da constituição, do direito e da liberdade. O movimento de 32 é sempre oportuno para que o barretense encontre os caminhos políticos do estado de direito, superando até mesmo as marchas de conflito armado e intolerância. As lições da história devem ser assimiladas, discernidas e entendidas, nem sempre repetidos, especialmente para construção de um presente mais sólido e um futuro de maior esperança.

Em 2024, a comunidade barretense celebra 9 de julho com olhar agudo para o pleito municipal. O processo eleitoral é cercado de normas e regulamentos, prazos e procedimentos, segundo um calendário estabelecido até o pleito de 6 de outubro. Os partidos políticos e as federações poderão realizar convenções para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice prefeito e vereador no período de 20 de julho até 5 de agosto de 2024.

As exigências determinam o afastamento de candidatos ou postulantes que atuam no serviço público, nas áreas comunicação de rádio e TV, o veto de informações em sites municipais e até mesmo a proibição de presença de dirigentes em cerimônias de inauguração de obras públicas.

A data de 9 de julho – revolução constitucionalista bandeirante – é um marco para os partidos políticos paulistas e barretenses. A reflexão profunda e madura, o diálogo intenso e produtivo, o aprimoramento de projetos e propostas efetivas, o alinhamento estratégico para a campanha focando o desenvolvimento econômico e o crescimento social barretense surgem como “resposta aos heróis de 32” e inspiração para fomento da liberdade, de democracia e da cidadania.