Esqueci minha senha
A força do silêncio

O Diário - 27 de setembro de 2024

A força do silêncio

Rosa Carneiro é empresária e presidente da Academia Barretense de Cultura

Compartilhar


Em muitas oportunidades e na rotina diária saber ouvir é a palavra-chave para o sucesso. Por vezes o silêncio possui uma sabedoria, pois fazer silêncio é confiar, reconhecer que você precisa aprender mais e melhorar a sua estratégia e capacidade. Um momento de silêncio, mesmo muito breve, é intensamente relevante para sua revitalização dos pensamentos e atitudes. Então, o silêncio não precisa de reflexões profundas, apenas precisa de humildade e amor. O silêncio pode ser muito sedutor e tão eloquente quanto as palavras. Ele também pode demonstrar segurança, controle e domínio.

Nossas palavras são verdadeiras tempestades, já o silêncio transmite a calmaria e tranquilidade que precisamos para alcançar nossos objetivos e metas pessoais e profissionais. Fazendo silêncio, temos mais tempo e tranquilidade para trabalhar os nossos sonhos. Através do nosso olhar falamos silenciosamente o que pensamos de muitas situações e fatos.

A nossa capacidade de ouvir é de 4 a 5 vezes maior do que a nossa capacidade de falar. A força do silêncio é um presente de Deus para aquelas pessoas que sabem ou aprenderam a usá-la.

O comprometimento do silêncio determina invariavelmente os melhores colaboradores nas diversas funções de uma empresa. Esse comportamento traduz um diferencial competitivo para líderes, colaboradores e funcionários do séc. XXI. Os verdadeiros líderes sabem que a palavra é prata, mas o silêncio vale ouro, no relacionamento interpessoal e, principalmente na motivação da equipe.

É importante buscar esse silêncio em nosso interior, através de uma profunda reflexão de autoconhecimento, buscando falar em silêncio consigo mesmo descobrindo a sua própria essência. Desta forma você vai encontrar o equilíbrio.

Reflita sempre antes de falar. Use o silêncio para pensar aquilo que realmente é importante. Ele tem a capacidade de iluminar nossa consciência para as realidades mais confusas, ajuda no processo de compreensão e esclarece nosso entendimento. Você já sabe. As vitórias nascem do silêncio. Onde a ignorância grita com arrogância, o silêncio ensina com elegância.

Por que o silêncio é tão poderoso?

O silêncio é um bem muito apreciado porque nos permite pausar e ponderar antes de agir ou falar. Precisamos cuidar de nosso ambiente para que não entre barulho excessivo, embora muitas vezes busquemos no silêncio o refúgio por medo de sermos julgados ou questionados.

Minuto de silêncio é a expressão para um período de contemplação, oração, reflexão ou meditação silenciosa. Similar ao ato de elevar a bandeira em meio mastro, o minuto de silêncio é também um gesto de respeito, em especial no luto com aqueles que morreram recentemente ou como parte de um evento histórico trágico. Muito importante é silenciar ao ouvir o Hino Nacional se não for acompanhá-lo cantando. 

“Use o silencio para ter tempo para pensar, para sentir”, explica Guilherme Spadini. Com a palavra “autoconhecimento” tão em moda, é estranho pensar que muita gente não se dedica a algo tão simples, que é manter-se quieto e em um ambiente sem ruídos por algum tempo.

Igrejas e templos religiosos são perfeitos para praticar o silêncio. Bibliotecas, museus, galerias de arte são uma boa opção de lazer que envolvem a tranquilidade. Não se esqueça de reorganizar a agenda para destinar alguns minutos do dia ou horas para aquietar a mente e a alma.

O ruído, o barulho têm levado a diversas síndromes como o Burnout ou Síndrome do Esgotamento e a outras doenças psicossomáticas. O silêncio restaura e revigora as energias do corpo, da alma e do espírito.

Aumentar a capacidade de reter informações, potencializar a concentração, auxiliar no raciocínio para resolução de problemas. Estas são apenas algumas das vantagens que o silêncio oferece.
É preciso usar o silêncio.

Rosa Carneiro é empresária e presidente da Academia Barretense de Cultura