Alea jacta est – A sorte está lançada
O Diário - 1 de outubro de 2024
EVARISTO ANANIA DE PAULA Advogado. Promotor de Justiça Aposentado
Compartilhar
A frase acima é atribuída a Júlio Cesar e foi dita, segundo registros históricos no dia 11 de janeiro de 49 AC, ao mesmo tempo em que transgredia ordens do Senado Romano ao transpor o Rio Rubicão de divisa territorial ao norte da Itália. Ao assim proceder e com apoio popular ninguém mais o segurou, até tornar-se imperador, após subjugar Roma.
O conteúdo da frase em si “a sorte está lançada” bradado em momento de alto estresse em tempo de guerra e que atualmente é usual quando se tem algo em disputa, ou mesmo com maior frequência nos embates jurídicos quando as partes envolvidas, ao esgotarem seus argumentos, na vigência do devido processo legal, submetem a perlenga ao crivo do magistrado aguardando sua decisão final.
Agora, transportando a dita frase à atualidade e realidade barretense quando estamos na iminência de eleições municipais e já no sabor do veredito final dos eleitores da localidade, o anseio e a angústia misturados à esperança de que possam votar naquele que representa, com certeza, o melhor para nosso futuro, ficaremos na expectativa do pronunciamento do Meritíssimo Juiz eleitoral ao proferir o resultado final do pleito.
A nossa cidade está a merecer o melhor que estamos ansiando – que a água possa fluir com normalidade e chegue até nossos lares o tempo todo; que o atendimento às nossas necessidades de saúde não seja tardio e que possamos restabelecê-la de pronto; que possamos estar seguros e protegidos dentro e fora de nossos lares; que o ensino aos nossos filhos seja de qualidade e sem as ideologias que atualmente tanto os prejudica; que tenhamos a oportunidade de poder descansar ao longo de nossos dias de folgas e restabelecer nossas energias despendidas ao trabalho; que tudo isso não seja um sonho utópico e se torne realidade.
Enfim que Barretos volte a sorrir e respirar ares de progresso e bem estar de sua população, já tão sofrida e espezinhada pelas últimas gestões, todas, diga-se mal encerradas.
EVARISTO ANANIA DE PAULA
Advogado. Promotor de Justiça aposentado