Esqueci minha senha
Atualização de casos de dengue no município de Barretos

luis.martins - 21 de julho de 2022

Atualização de casos de dengue no município de Barretos

Atualização de casos de dengue no município de Barretos

Compartilhar


A secretaria de Saúde divulgou o boletim semanal com os números da dengue em Barretos. O município está em situação de epidemia desde o início de maio, por decisão do Estado, considerando os mais de 500 casos confirmados à época.

O boletim atual aponta 1.782 casos confirmados, além de 21 pacientes aguardando resultado. O município registra 20 pessoas com “sinais de alarme” e 3 em estado grave em decorrência da doença.

TRANSMISSÃO

Dengue, zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e seus sintomas são semelhantes: em geral, elas provocam febre, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Mas alguns poucos sintomas as diferenciam. No caso da dengue costuma haver uma dor atrás dos olhos. Já a chikungunya pode provocar dor e inchaço nas articulações. A zika, por sua vez, pode causar febre baixa e vermelhidão nos olhos.

PREVENÇÃO

Para combater o mosquito transmissor dessas três doenças, as pessoas devem manter os ambientes e recipientes limpos e sem acúmulo de água, que favorecem a sua proliferação. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; e eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso.