Esqueci minha senha
AVC: o que é e como prevenir?

O Diário - 24 de junho de 2022

AVC: o que é e como prevenir?

Mateus Martins Módolo, estudante do 5º período da FACISB, orientado pelo prof. Md. Renan Cenize Guardia

Compartilhar


O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como “derrame’’, é um problema de saúde publica e representa a segunda maior causa de morte no país e no mundo. A doença contribui com muitas internações hospitalares e leva a aumento de mortalidade e de sequelas importantes caso não tratado. Afinal, o que é o AVC e como identificá-lo? 

O AVC isquêmico é caracterizado por uma oclusão em uma das artérias que suprem determinada região cerebral e pode ter várias etiologias, ou seja, várias causas, sendo as mais comuns por doença aterosclerótica das carótidas ou doenças do coração. Já o AVC hemorrágico é resultado de um rompimento de algum vaso levando ao sangramento intracraniano, que na maioria das vezes é relacionado a aneurisma cerebral ou hipertensão arterial sistêmica.

Os principais sintomas do AVC são: perda da força de um lado do corpo, sensação de formigamento nos membros, alteração na fala, dor de cabeça súbita, perda de equilíbrio, tontura, rebaixamento do nível de consciência ou perda de consciência.

Os hábitos de vida saudáveis são as melhores maneiras de prevenção, reduzindo os fatores de riscos para o AVC, tais como: cessar o tabagismo, prática de exercícios regulares e controle rigoroso da pressão arterial, glicemia, peso corporal e colesterol.

Uma alimentação saudável associada a exercícios físicos regulares (ao menos 30 minutos/dia) contribui para a diminuição de sua incidência. Assim, aqueles que praticam atividades físicas, mantenham o hábito pois os benefícios reduzem o risco cardiovascular além de gerar bem estar e qualidade de vida. Aos que ainda não aderiram aos hábitos de vida saudáveis, está aí uma boa justificativa para começá-los. Uma ótima saúde a todos.