Baixa adesão à vacina contra dengue preocupa secretaria de Saúde
luis.martins - 19 de julho de 2025

Imunizante contra a doença é disponibilizado em todas unidades de saúde
Compartilhar
A Vigilância Epidemiológica de Barretos emitiu alerta sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue, oferecida gratuitamente na rede pública de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Segundo o coordenador Rodrigo Barros Pereira, dos 7.120 moradores nessa faixa etária, apenas 1.813 tomaram a primeira dose — o que representa apenas 25,46% do público-alvo. A situação é ainda mais preocupante em relação à segunda dose, aplicada em somente 781 jovens, ou 10,97% do total. “Para garantir a eficácia, é fundamental que a imunização ocorra em duas etapas, com intervalo de três meses. Esse grupo etário foi priorizado por concentrar o maior número de hospitalizações pela doença”, explicou Rodrigo.
A vacinação está disponível em todas as UBSs, das 8h às 16h, e também no Postão (Centro Médico Dora Lemos), das 8h às 12h. É necessário apresentar documento com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação.
CASOS
Barretos já soma 4.328 casos confirmados de dengue entre 1º de janeiro e 18 de julho, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, quatro mortes foram registradas no município neste período. Atualmente, cinco pessoas estão internadas na Santa Casa com suspeita de arboviroses, sendo três homens e duas mulheres com idades entre 32 e 70 anos. A cidade também notificou 607 casos suspeitos de chikungunya, dos quais 38 foram confirmados e quatro seguem em investigação laboratorial.