Esqueci minha senha
Bispo diocesano divulga circular mensal

O Diário - 21 de junho de 2022

Bispo diocesano divulga circular mensal

Dom Milton Kenan Júnior

Compartilhar


Dom Milton Kenan Júnior divulgou a circular do mês de junho, cuja íntegra é a seguinte:

Prezados(as) irmãos e irmãs,

No último final de semana deste mês realiza-se em Roma e em todas as Dioceses do mundo o 10º Encontro Mundial das Famílias cujo tema é: “Amor em família: vocação e caminho de santidade”; concluindo assim o Ano da Família – Amoris Laetitia.

Durante todo este ano utilizei as Circulares mensais tratando de um tema da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” sobre o amor na família, com o objetivo de ajudar a viver o Ano da Família promulgado pelo Papa Francisco para comemorar o 5º aniversário da publicação do referido documento.

Em nossa Diocese, o Setor Família realizará no último domingo, que coincide com a conclusão em Roma do Encontro Mundial das Famílias, um encontro para casais e famílias, no Salão Comunitário da Paróquia São Luís Gonzaga, das 8h ao meio-dia, com apresentação de testemunhos e a celebração da Eucaristia “em família”.

No último capítulo da Exortação “Amoris Laetitia”, o Papa Francisco refere-se à espiritualidade conjugal e familiar, destacando aqueles elementos que são próprios para as famílias na realização da sua vocação e da sua missão.

 Antes de tudo a família revela-se como um mistério de comunhão, onde Deus está presente, e ao mesmo tempo se torna um elo que amadurece a comunhão entre todos e com Ele próprio, que tem como seu fundamento o amor.

 “Lê-se, na Palavra de Deus, que ‘quem odeia o seu irmão está nas trevas’ (1Jo 2,11), “permanece na morte” (1Jo 3,14) e ‘não chegou a conhecer a Deus’ (1Jo 4,8). O meu antecessor, Bento XVI, disse que ‘o fechar os olhos diante do próximo torna cegos também diante de Deus’ e que fundamentalmente, o amor é a única luz que ‘ilumina incessantemente um mundo às escuras’. Somente ‘se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e seu amor em nós é plenamente realizado’ (1Jo 4,12)” (AL 316).

Em Cristo tudo na família se ilumina e encontra a sua plena realização. Daí a importância da oração em família, a participação da Eucaristia, pois “o alimento da Eucaristia é força e estímulo para viver cada dia a aliança matrimonial como ‘Igreja doméstica’” (AL 318).

À luz do Evangelho da família, pais e filhos descobrem o encanto de se amarem para sempre, reconhecem, com os anos de convívio, que cada um carrega um mistério inesgotável, que não permite que seja tratado como um objeto de posse, mas um dom a ser acolhido e respeitado em sua dignidade. Descobrem que a família “foi desde sempre o ‘hospital’ mais próximo” onde se dispensa cuidado, socorro e ajuda; e se compreende que cada um torna-se, através das suas palavras e gestos, um reflexo do amor divino, que conforta com a palavra, o olhar, a ajuda, a carícia e o abraço (cf. AL 321).

Cristo é o grande modelo para as famílias, pois “quando alguém se aproximava para falar com Ele, fixava nele o seu olhar, olhava com amor (cf. Mc 10,21). Ninguém se sentia transcurado na sua presença, pois as suas palavras e gestos eram expressão desta pergunta: “Que queres que eu te faça?” (Mc 10,51). Vive-se isto na vida cotidiana da família” (AL 323).

Enfim, como Francisco afirma várias vezes na Exortação, “nenhuma família é uma realidade perfeita e confeccionada de uma vez para sempre, mas requer um progressivo amadurecimento da sua capacidade de amar” (AL 325).

Entretanto, com todas as suas fragilidades, as famílias são chamadas a avançar sempre, a caminhar além dos próprios limites; pois lhes é prometido sempre mais. Daí não perder a esperança por causa dos próprios limites, mas caminhar para alcançar a plenitude do amor e da comunhão que lhes são prometidos pelo próprio Deus, que deve ser o fundamento de toda vivência familiar.

Dom Milton Kenan Júnior

Bispo diocesano de Barretos