Esqueci minha senha
Câmara oficializa emendas impositivas de vereadores no orçamento de 2023

adelaide.lavanini - 7 de junho de 2022

Câmara oficializa emendas impositivas de vereadores no orçamento de 2023

Câmara oficializa emendas impositivas de vereadores no orçamento de 2023

Compartilhar


Os vereadores aprovaram alteração na lei orgânica que estabelece as emendas individuais impositivas dos vereadores e que agora consta no orçamento de 2023. A Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas apresentou emendas substitutivas na Lei de Diretrizes Orçamentárias que estabelecem critérios, procedimentos e prazos. Segundo o projeto, cada vereador terá emenda de R$ 489.700,21 que corresponde a 1,02% do orçamento de 2023 e deverá indicar ao Poder Executivo, até 25 dias após a publicação da lei, o beneficiário e respectivo CNPJ, bem como o objeto da emenda e o valor. Para atender a Constituição Federal, 50% do valor deverá ser destinado a ações e serviços públicos de saúde.


Caso a emenda não seja acolhida tecnicamente pelo Poder Executivo, o vereador autor poderá mantê-la ou alterar sob sua responsabilidade. Em caso de saldo parcial de emenda parlamentar, serão processados remanejamentos para programações existentes em outras emendas do mesmo autor. Caso a indicação não seja realizada no prazo previsto, o crédito orçamentário poderá ser remanejado pelo Poder Executivo de acordo com autorização constante da lei orçamentária anual.

CRONOGRAMA: Em novembro de 2021, o vereador Carlão do Basquete apresentou a proposta de emenda à Lei Orgânica para inclusão das emendas individuais e que teve aprovação dos demais parlamentares. A prefeita Paula Lemos já havia se comprometido a atender os vereadores, mas as emendas deveriam ser oficializadas no Legislativo. “Essa aprovação traz mais independência para Câmara e cada vereador poderá destinar conforme as demandas do município seja de infraestrutura, saúde ou outros setores”, disse Carlão.