Esqueci minha senha
Campanha tenta frear aumento de doenças transmitidas pelo Aedes

Roberto José - 4 de maio de 2023

Mosquito Aedes aegypti transmite dengue e também outras doenças

NEGATIVO: Mortes não foram em decorrência da doença-Imagem Ilustração

Compartilhar


Alta de casos dengue, zika e chikungunya gera preocupação também em Barretos

Em meio ao aumento de casos de dengue, zika e chikungunya em todo o país, o Ministério da Saúde lançou a campanha de combate às três arboviroses. A iniciativa alerta para sinais, sintomas, prevenção e controle das doenças, transmitidas por um mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Em Barretos, a prefeitura anunciou que o posto de saúde do bairro Marília passa a ter equipe exclusiva para atendimento noturno de casos suspeitos das doenças, com objetivo de ampliar o acolhimento aos pacientes e reduzir a demanda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A equipe estará disponível no período das 18 às 23 horas. O secretário de Saúde, Mussa Calil Neto, observa que a unidade do bairro Marília já conta com atendimento estendido, até as 23 horas, de segunda a sexta-feira. “O que muda é que neste momento estamos acrescentando uma equipe, disponibilizada exclusivamente para atendimentos de sintomas de doenças transmitidas por mosquito, as arboviroses, buscando contribuir para desafogar o fluxo”, afirmou. Os demais serviços continuam normalmente na unidade, conforme os horários já habituais.
DOENÇAS
De acordo com o governo federal, a reintrodução do vírus da dengue no Brasil aconteceu em 1986. Já o chikungunya foi registrado pela primeira vez em 2014, enquanto o Zika foi identificado no país em 2015.
Dados do Ministério da Saúde indicam que, de janeiro a abril deste ano, houve aumento de 30% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2022. As ocorrências passaram de 690,8 mil no ano passado para 899,5 mil neste ano, além de 333 óbitos confirmados.
SINTOMAS
Os sintomas de dengue, chikungunya e Zika são semelhantes e incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.