Delegados confirmam atuação positiva das especializadas DIG/DISE
Adelaide Lavanini - 30 de julho de 2023
Compartilhar
Delegacias funcionam juntas em novo prédio na área central da cidade
A DIG (Delegacia de investigações Gerais) e a DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) funcionam desde 11 de julho em novo prédio.
O imóvel alugado pelo município fica na Rua 22, esquina com a Avenida 11, na área central.As duas especializadas são responsáveis pela investigação dos crimes de maior gravidade e possuem alta demanda de trabalho. A DIG é comandada pelo delegado Rafael Faria Domingos, enquanto a DISE é coordenada pelo delegado Daniel do Prado Gonçalves.
Eles receberam a reportagem de O Diário, falaram sobre a mudança para o novo prédio e fizeram um balanço positivo do trabalho desenvolvido. Para o delegado Rafael, a mudança para o novo imóvel possibilitou melhor atendimento para a população. “A DIG e a DISE possibilitam agora efetivamente um atendimento melhor, com espaço mais moderno e amplo, salas para os escrivães da polícia, cartórios, gabinetes de delegados, sala de investigação, estacionamento amplo e de fácil acesso”, disse.
Trabalho atuante
Segundo o delegado, a DIG vem conseguindo apurar a maioria dos crimes de autoria desconhecida, destacando um trabalho realizado recentemente, que levou o esclarecimento de 13 furtos de veículos. “Neste ano, até agora ao contrário do ano passado, tivemos um número menor de homicídios consumados, mas quase todos já esclarecidos com prisões decretadas e denúncias feitas”, afirmou. “Esclarecemos diversos roubos, que a princípio eram de autoria desconhecida, mas com utilização de arma de fogo”, acrescentou.
Segundo o delegado, no início do ano três pessoas foram presas após roubo numa chácara e mais recentemente, a polícia esclareceu cerca de 13 furtos de veículos. “Desde então estamos percebendo que número de casos de furtos de veículos, diminuiu sensivelmente. Em relação aos crimes patrimoniais, crimes contra a vida, a DIG está sempre atuante”, explicou. O dr. Rafael informou que existem investigações sigilosas em andamento. As pessoas interessadas em colaborar com o trabalho da DIG, através de denúncias, podem entrar em contato pelo telefone 3324 2700. “Esse telefone inclusive é WhatsApp e funciona também para receber denúncias”, concluiu o delegado Rafael.
Trabalho da DISE
O delegado Daniel do Prado Gonçalves também considera positiva a mudança para o novo imóvel. “É um prédio recém reformado, comporta toda equipe, as viaturas e dá um atendimento melhor para a população”, disse. “Para os policiais é um local mais reservado, onde podemos trabalhar do jeito que é bom para as delegacias especializadas”, afirmou.
Ele confirmou que o trabalho da DISE é positivo, com aumento das prisões de traficantes e apreensões de drogas. “Foram várias prisões, apreensões de veículos e bloqueio de valores. É a DISE trabalhando para mitigar o tráfico de drogas, atuando em todas as esferas dessas organizações criminosas, desde a macro criminalidade, a média até a micro, onde são desbaratadas verdadeiras quadrilhas voltadas para o tráfico de drogas com atuação regional”, destacou. O delegado lembrou que operação recente prendeu um grande traficante em Ribeirão Preto e um grande fornecedor de maconha em Guaíra. “É a DISE atuando e combatendo todas as esferas do crime e mitigando esse mal que assola a sociedade”, informou.
Apoio da população
A DISE também possui um disque denúncia no WhatsApp (17) - 99757 5513, além dos telefones 181 e 197. “Se alguém ver uma situação diferente, ou identificar um traficante, saber de alguma residência onde está ocorrendo o tráfico de drogas, mande direto para o nosso WhatsApp”, pediu o delegado. Todas informações são tratadas, analisadas e guardadas em sigilo.
Festa do Peão
O delegado Daniel ressaltou que em agosto, durante a Festa do Peão, a DISE vai intensificar a atuação no combate ao tráfico de drogas. “Já está no nosso cronograma em atuar mais intensamente, porque com aglomerações de pessoas na festa, consequentemente existem pessoas que usam drogas e os traficantes se aproveitam da situação”, concluiu.
Delegados Rafael Faria Domingos e Daniel do Prado Gonçalves atuam nas especializadas DIG E DISE