Esqueci minha senha
Desenvolvimento com sustentabilidade – parte I

O Diário - 11 de julho de 2024

Desenvolvimento com sustentabilidade – parte I

Evaristo Anania de Paula - Advogado. Membro inativo do MPGO

Compartilhar


Como disse anteriormente, o assunto é extenso, as carências muitas, o espaço curto (teremos parte I e II), mas vamos lá!

Na temática da geração de empregos temos que considerar que a chegada de grandes empresas e industrias é um sonho acalentado por todas as comunidades interioranas Brasil afora. Não resta a menor das dúvidas quanto a isso.

No entanto, é necessário se observar que na maioria das vezes para a sua chegada a decisão não é local, provocadas por uma série de fatores que vão desde a existência de matéria prima transformável, mão de obra disponível, logística favorável ao escoamento da produção e uma boa dose da expertise e/ou “cacife” político dos representantes da localidade.

De outra sorte não se pode olvidar de algo muito importante – apesar da geração de empregos, nem sempre o resultado final permanece na cidade e revertido em seu proveito, eis que, as sedes das grandes empresas ou indústrias no mais das vezes não estão nos municípios onde se encontram instaladas, estando localizadas em grandes centros ou mesmo no exterior, se multinacionais.

Nesse caso os administradores municipais necessitam volver seus olhares às médias e pequenas empresas da cidade, pois estas sim, são as que necessariamente fazem girar a economia local.

Se a geração de empregos é menor, apesar de que os humanoides estão em franco crescimento, diminuindo assim a presença dos humanos, porém do ponto de vista da economia, são as empresas locais que mais produzem e fazem girar nossa renda. São vários os fatores que contribuem para tal.

Vejam que enquanto as grandes empresas mantem seus centros de compras geralmente no âmbito da matriz, as empresas locais na maioria das vezes adquirem seus materiais de expediente, de limpeza, de manutenção e mesmo de serviços no comercio local.

EVARISTO ANANIA DE PAULA

Advogado. Membro Inativo do MPGO