Esqueci minha senha
Deus nos chama para uma felicidade plena

Diocese de Barretos - 2 de julho de 2024

Deus nos chama para uma felicidade plena

Deus nos chama para uma felicidade plena

Compartilhar


O mês de agosto é dedicado à oração, reflexão e ação nas comunidades sobre o tema das vocações. Este ano, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) junto com o Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional, definiu como temática principal do mês vocacional: “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9,38).

Segundo o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre Guilherme Maia Junior, o tema foi aprovado na última reunião ampliada da Comissão, realizada em setembro do ano passado, e tem como base uma frase da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023.

“A igreja como uma sinfonia vocacional” é o tema, onde cada um de nós que compõe a igreja dá a sua nota, o seu tom para gerar essa grande harmonia que temos que ter no trabalho pastoral, olhando em cada lugar o desempenho da nossa vocação, a vocação para qual Deus nos chama. E o lema deste ano é “Pedi, pois, ao Senhor da Messe, que está no Evangelho de Mateus 9, versículo 38. A nossa tônica, que é o primeiro passo vocacional, é a nossa oração, é o pedido que Deus nos faz para que a gente reze, para que Ele envie trabalhadores para sua Messe”, explica o padre.

Instituído em 1981, pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral, o mês vocacional tinha como objetivo principal conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. De lá para cá, todos os anos alguma temática tem sido trabalhada.

MÊS VOCACIONAL

“Vocação” vem da palavra latina “vocare”, que significa chamar. Portanto, vocação é um chamado que Deus faz ao ser humano, e, por ser um “chamado”, necessita de uma resposta.

O chamado fundamental que Deus nos faz é para que nos reconheçamos seus filhos amados e verdadeiros irmãos uns dos outros. Somente na resposta positiva a esse chamado poderemos encontrar a felicidade que o nosso coração tanto procura. Fomos criados no amor divino para amar a Deus, ao próximo e a nós mesmos. Assim, o primeiro grande chamado que Deus nos faz é o chamado para a vida.

Neste mês, a cada semana, somos convidados a dirigir nossas preces a Deus nas seguintes intenções vocacionais:

1ª semana: Vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos;

2ª semana: Vocação para a vida em família (atenção especial aos pais);

3ª semana: Vocação para a vida consagrada: religiosos, religiosas e consagrados(as)

        seculares;

4ª semana: Vocação para os ministérios e serviços na comunidade;

        Último domingo de agosto: Dia Nacional do Catequista (CNBB).