Esqueci minha senha
Educandário inicia implantação de sistema de captação de água das chuvas

Roberto José - 12 de setembro de 2024

O Educandário Sagrados Corações de Barretos desde de 2012 desenvolveu um projeto para captação de águas da chuvas para ser implantado na entidade, na rua 6 com a avenida 19, no centro de Barretos. Neste ano, com o apoio de Instituto Credicitrus, o sonho está se tornando realidade com a implantação do projeto “Guarda-Chuva” com a liberação de uma verba no valor de R$ 75 mil

Danilo Alvin, Caio Nunes, Irmã Bernadete, Irmã Marta e Raquel Cristina na apresentação do projeto Foto – Tininho Júnior

Compartilhar


Projeto é uma das alternativas de sustentatibildade diante da situação do planeta que pede socorro

O Educandário Sagrados Corações de Barretos desde de 2012 desenvolveu um projeto para captação de águas da chuvas para ser implantado na entidade, na rua 6 com a avenida 19, no centro de Barretos. Neste ano, com o apoio de Instituto Credicitrus, o sonho está se tornando realidade com a implantação do projeto “Guarda-Chuva” com a liberação de uma verba no valor de R$ 75 mil que está sendo utilizada para a implantação de calhas em um área de 2 mil metros quadrados do prédio e 10 caixas d´água de 10 mil litros cada, onde ficarão armazenadas a água captada das chuvas. A previsão é que o projeto já esteja implantado até o final do mês de setembro. “A nossa intenção sempre foi de aumentar a nossa conversão ecológica, após a implantação do sistema fotovoltaica e o brechó, no início deste ano apresentamos esse projeto ao Instituto Credicitrus que foi aprovado. A nossa ideia é captar 120 mil litros de água das chuvas, somado com um reservatório já existente que acumula 20 mil litros para ser utilizado na irrigação da horta, piscinas, lavagem do piso e outros áreas, ficando fora apenas de locais de consumo e cozinha”, afirmou a irmã Maria Bernadete Meneghello.
O engenheiro civil, Caio Nunes, explicou que o Educandário tem uma área de 3.700 mil metros quadrados de telhado e foi elaborado um projeto para atender essa capacidade de chuvas. “Nós fizemos todo o dimensionamento e determinou um volume para atender as demandas que a entidade tem de água não-potável, para aplica-lá em locais secundários. E futuramente com tratamento, poderá ser levada as áreas internas”, explicou Caio Nunes. O engenheiro disse que as caixa ficarão visíveis para que as ciranças e visitantes que entendam a captação. O projeto terá uma economia de 60 mil litros de água por mês de acordo com o engenheiro. Atualmente, o Educandário Sagrados Corações paga apenas a taxa mínima de água por ser isento do valor total cobrado pelo consumo.