Estado mantém gabinete de crise e posto avançado para combater queimadas
luis.martins - 26 de agosto de 2024
Governador Tarcísio de Freitas coordena reunião do gabinete de crise em Ribeirão Preto (Foto: Divulgação Governo SP)
Compartilhar
O governo paulista continua os trabalhos do gabinete de crise e do posto avançado em Ribeirão Preto para coordenar as ações de combate às queimadas que atingem o interior do estado durante o estado.
O gabinete reúne técnicos da Defesa Civil do Estado e de várias secretárias, além de efetivo das Forças Armadas, da Fundação Florestal, DER, Defesas Civis Municipais e brigadistas voluntários. No total, 15.335 pessoas estão envolvidas nos trabalhos de combate às chamas e orientação.
O governo federal, por meio das Forças Armadas, enviou sete aeronaves, incluindo um KC-390, para ajudar no combate às queimadas. Também estão em operação outras dez aeronaves da Polícia Militar, além de 614 viaturas do Corpo de Bombeiros e 1.936 caminhões-pipa, entre mais de 3 mil veículos empregados na operação, contando equipamentos do estado e fornecidos por empresas da região.
CRIMINOSOS
A Polícia Civil está mobilizada para investigar todas as ocorrências de incêndio criminoso no estado, especialmente as que ocorrem nas regiões afetadas pelas queimadas. Já foram feitas prisões de pessoas que atearam fogo em áreas de cidades paulistas.
AJUDA
A Defesa Civil e o Fundo Social do Estado enviaram ajuda humanitária para a cidade de Pradópolis, localizada na região de Ribeirão Preto. Os caminhões levarão 100 colchões, 200 cestas básicas e 14 paletes de água para 270 famílias que tiveram que deixar suas moradias por conta das queimadas na região. O governo anunciou também plano emergencial para ampliar a capacidade de atendimento das unidades de saúde naquela região.
O governador Tarcísio de Freitas decretou situação de emergência, por 180 dias, nas áreas dos de 45 municípios paulistas em razão das ocorrências de incêndios florestais entre 4 e 24 de agosto. O decreto 68.805/2024 foi publicado na edição de sábado (24), do Diário Oficial do Estado.
SEGURO
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, disponibiliza o valor de R$ 100 milhões para produtores afetados pelos incêndios de subvenção ao seguro rural. Ofertado pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), conta com 15 seguradoras credenciadas, que concedem subvenções que variam de 25% a 30%, dependendo da cultura produtiva. O limite, por produtor rural, é de R$ 25 mil e qualquer agricultor prejudicado pode acessar o crédito.