Esqueci minha senha
Incêndio destrói caminhão na vicinal Antonio João Abdala

luis.nascimento - 13 de setembro de 2024

Incêndio destrói caminhão na vicinal Antonio João Abdala (Foto: O Diário de Barretos)

Bombeiros durante combate a incêndio em caminhão na vicinal Antonio João Abdala (Cabo Sidney)

Compartilhar


Um incêndio destruiu um caminhão na vicinal Antonio João Abdala, próximo a Fazenda Campo Grande, no Distrito de Laranjeiras em Colômbia, às 8h20 de sexta – feira (13).

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Barretos, através do sargento Bernardes, cabo Sidney e soldados Adilson e M. Silva foi acionada e deparou com o caminhão Scânia com dois semirreboques carregados de adubo totalmente tomados pelas chamas.

O motorista contou que após estacionar e descer e falar ao celular, para confirmar o endereço exato da entrega, escutou um barulho alto e percebeu que o caminhão estava pegando fogo.

O incêndio  se propagou rapidamente consumindo a cabine e as carretas com a carga de adubo, que tinha como mistura base de nitrato de amônia.

Quando nós chegamos ao local, o caminhão carregado de adubo estava todo tomado pelas chamas. Nós procedemos o combate, juntamente com uma equipe da usina que já estava pelo local e também com auxílio de caminhões da fazenda, que nos apoiaram com água e também no combate, porque o fogo havia passado para a fazenda e corria-se o risco de pegar fogo nos pés de laranja. Houve uma explosão dos pneus e também do tanque de combustível do caminhão. Nós procedemos com o uso de espuma para combater as chamas, e apagamos, fizemos o rescaldo e ali ficou somente os danos materiais. Deixamos no local, o pessoal da usina e da fazenda, para manter o local em segurança e regressamos ao quartel, após o combate. Segundo o motorista, ele parou para poder ligar para o responsável da fazenda pela entrega do adubo. Ele parou o caminhão no acostamento, desligou o motor e desceu. No momento que falava com o responsável da fazenda, ele ouviu um barulho muito alto, e quando viu o caminhão já estava com parte da frente, ou seja, o “cavalinho” todo tomado pelas chamas. Não deu tempo de ser fazer nada, nem de desatrelar o cavalinho da carreta para diminuir os prejuízos. Ele não soube dizer os motivos que aconteceram esse incêndio, somente ouviu um barulho muito alto, um estrondo, e quando deu por si o caminhão já estava pegando fogo. Não houve vítimas, somente danos materiais, lembrando que a fumaça, que ocasionou o incêndio que veio adubo, é uma fumaça muito tóxica, porque o adubo que estava pegando fogo no caminhão é um produto a base de nitrato de amônia, produto altamente tóxico. Infelizmente havia muita fumaça, poderia ocorrer o risco de intoxicação para os trabalhadores da fazenda, pessoas ao lado, havia muita fumaça, devido ao produto estar queimando ainda, desencadeando bastante fumaça tóxica, oriunda do produto que estava queimando” confirmou o sargento Bernardes.