Juiz eleitoral suspende divulgação de novas pesquisas de intenção de votos
Adelaide Lavanini - 26 de setembro de 2024
Juiz eleitoral suspende divulgação de novas pesquisas de intenção de votos
Compartilhar
O juiz Luiz Antônio Dela Marta determinou a suspensão da divulgação de mais três pesquisas eleitorais. No primeiro caso, a Coligação “Barretos Rumo ao Futuro” representou em face da empresa AR7 Pesquisas Inteligentes LTDA informando irregularidades que violam as normas eleitorais. Na decisão, o juiz informou que “há necessidade de melhor análise acerca da empresa contratada, tendo em vista o anúncio de inúmeras representações por supostas irregularidades contra ela”.
Outras pesquisas
O juiz eleitoral também acatou pedido de liminar da Coligação “Barretos Rumo ao Futuro” para suspender a divulgação da pesquisa da DLS Assessorias e Consultorias- LTDA. A empresa já havia sido impedida de divulgar outra pesquisa por falta de isenção e, desta vez, alegou financiamento próprio. Na sentença, o juiz informou “falta de isenção da empresa representada para a realização de pesquisas no município de Barretos, na medida em que tem envolvimento com pessoa que atua politicamente em favor de um dos candidatos majoritários”.
A Coligação “Barretos Rumo ao Futuro” também representou em face da empresa VS Publicidade LTDA informando além de divergências, a contratação por R$ 3 mil. Neste caso, o juiz eleitoral informou que “há necessidade de melhor análise da questão acerca da empresa contratante, tendo em vista as divergências apontadas e o anúncio de inúmeras representações envolvendo a mesma empresa”. As pesquisas poderão ser divulgadas se as empresas apresentarem a regularidade dos dados. O magistrado fixou para todas multa de R$ 20 mil por descumprimento das decisões.