Mensagem em vista das eleições
O Diário - 21 de setembro de 2024
Mensagem em vista das eleições
Compartilhar
Outubro 2024
Senhores e Senhoras,
No próximo dia 6 de outubro escolheremos novamente aqueles ou aquelas que deverão governar os nossos municípios. São eles: Prefeito, Vice-prefeito e os membros da Câmara Municipal, os vereadores.
Eles são aqueles que exercerão o poder executivo e legislativo mais próximos de nós. Serão eles que irão elaborar as leis do nosso município, vão administrar o dinheiro público e deverão garantir os serviços municipais como saúde, educação e transporte, assim como fixar as políticas públicas.
Através do nosso voto vamos confiar a eles a responsabilidade de pensar o nosso bem-estar e, ao mesmo tempo, garantir o cumprimento de nossos direitos. Por isso é preciso que saibamos escolher quem de fato, além de boa vontade, tenha condições para cumprir as tarefas que lhes serão confiadas.
É importante que neste tempo que antecede as eleições procuremos conhecer bem os candidatos, seus planos de governo, suas propostas e com quem eles estão comprometidos, caso venham a ser eleitos.
Não bastam bonitas palavras e promessas, mas é necessário competência para cumpri-las. Além de promessas possíveis de serem realizadas, é necessário que procuremos discernir o valor das críticas que se fazem; pois, quem com facilidade critica, e não apresenta propostas concretas, geralmente farão pior do que aqueles que eles criticam.
Ainda é muito comum candidatos que, nessa época, procuram “comprar” o voto das pessoas com cesta básica, pagamento de dívidas, e outros benefícios. Esta é a pior maneira de fazer política, e quem se sujeita a isso está em proveito próprio colocando em risco a vida de todo município. Voto não tem preço, mas tem consequência.
Votar não é apenas um direito que temos como cidadãos, mas é um ato pelo qual manifestamos que somos cristãos. Por isso, vamos exercer este direito, tendo diante dos olhos Jesus, nosso Mestre e Senhor, que não veio para ser servido, mas para servir.
Nosso desejo é que tenhamos eleições tranquilas, onde possa prevalecer a democracia e o bem comum seja salvaguardado.
Que Deus nos ilumine nesse momento tão importante em nossa vida de cidadãos e sobretudo cristãos.