Esqueci minha senha
Números simbólicos na Bíblia (parte I)

O Diário - 22 de agosto de 2024

Números simbólicos na Bíblia (parte I)

Números simbólicos na Bíblia (parte I)

Compartilhar


  1. UM - O número 1 indica a unicidade de Deus: JHWH é o único Deus Is 40–55); enquanto único, JHWH é, ao mesmo tempo, um. Diferentemente dos deuses dos povos vizinhos de Israel, JHWH não compartilha nem essência, nem poder; nem com uma "deusa", nem com a corte celeste dos "filhos dos deuses", nem com o cosmos. Sendo o único de substância indivisa, ele exige o amor e o serviço do homem todo (DT 6,4-7). Esta fé veterotestamentária no poder e na plenitude de vida indivisos do único Deus adquire uma nova dimensão na mensagem neotestamentária  do Deus indiviso, um e trino. No grupo dos apóstolos, "um" (Pedro) tem uma importância, ocupa um lugar e realiza uma função especial dentro do grupo dos "Doze": por sua confissão de fé, por sua autoridade nos primeiros passos da Igreja (Mt 16,13-19; At 1 – 12).
  2. DOIS - O número 2, na Bíblia, com frequência significa "alguns" (Nm 9,22; Mt 18,20). Muitas vezes significa contraste e perfeição (cf. céu-terra; luz-trevas; duas tábuas da Lei; duas testemunhas; dois a dois os discípulos enviados; dois discípulos de Emaús.
  3. TRÊS - O número 3 é a quintessência da perfeição, do desenvolvimento pleno da essência, da totalidade em si definida, número sagrado em muitos povos. A origem do significado simbólico e obscura. Frequentemente encontram-se tríades de divindades cósmicas. Também as sagas e as fábulas são frequentemente determinadas pelo número 3 (por exemplo, três desejos). Exemplos do Antigo e do Novo Testamento: 3 dias, 3 noites significam um tempo limitado de desgraça e de espera; depois de 3 dias ou no terceiro dia, irrompe um tempo novo de salvação ou de destino definitivo. Em situações decisivas, aparecem 3 pessoas (Gn 9,18ss); 3 homens vão à casa de Abraão (Gn 18,2); Jó tem 3 amigos; 3 jovens na fornalha ardente (Dn 3); 3 discípulos mais próximos de Jesus: Pedro, Tiago e João; 3 Reis Magos; 3 Pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.