O Ano Litúrgico e seus respectivos Tempos em 2024
Diocese de Barretos - 6 de janeiro de 2024

O Ano Litúrgico e seus respectivos Tempos em 2024
Compartilhar
(Por: Diácono Lombardi)
Desde a reforma litúrgica ocorrida no Vaticano II (1965), há um ciclo de três anos, denominados, cada um, por “A”, “B” e “C”. São caracterizados também pelos nomes dos três evangelistas sinóticos: A = Mateus; B = Marcos; e C = Lucas. Por regra geral, nas missas dominicais de cada ano, os Evangelhos são respectivamente de um deles. Explicando: nos anos A, o evangelho na maioria dos domingos é o de Mateus; nos anos B, é o de Marcos; e, nos anos C, o de Lucas. O evangelho de João é lido todos os anos geralmente nas solenidades e festas.
Para se saber qual é o ano, o básico é saber que os anos C são todos aqueles anos em que seus algarismos somados são múltiplos de 3. Exemplos: 2025 - sua soma é 9. Portanto, o ano que vem será C, São Lucas e, logicamente, o anterior (2024) é B - São Marcos, e 2026 será A, São Mateus.
O atual - B, São Marcos - começou no 1º domingo do Advento, no último dia 3 de dezembro. O Tempo do Advento – em que nos preparamos não só para as solenidades do Natal, mas principalmente para a segunda vinda de Nosso Senhor –, terminou na tarde de vésperas do Natal passado (24/12); depois daquele momento, entramos no Tempo do Natal, a terminar segunda-feira próxima, dia 8, festa do Batismo de Jesus.
No dia 09/01 teremos o início da 1ª semana do Tempo Comum, seguida por outras cinco: 2ª = dia 14/01; 3ª = 21/01; 4ª = 28/01; 5ª = 04/02; e 6ª = 11/02. Esta parte do Tempo Comum se encerra na terça-feira dia 13/02, porque 14 de fevereiro será o início da Quaresma com a Quarta-feira de Cinzas.
O Tempo da Quaresma é um momento forte da espiritualidade cristã, quando a Igreja nos recomenda uma profunda reflexão sobre o sentido que cada um está dando à sua vida, em sua caminhada de fé. No Brasil, se faz também a Campanha da Fraternidade. São cinco semanas, finalizadas nas vésperas da Semana Santa que, neste ano, tem o Domingo de Ramos no dia 24 de março, e o ponto alto das celebrações litúrgicas no Tríduo Sacro nos dias 28 a 31 de março: quinta-feira da Ceia do Senhor, Sexta-feira da Paixão, Sábado da Vigília Pascal, e Domingo da Páscoa.
O Tempo Pascal totaliza sete semanas, encerrando-se na Solenidade de Pentecostes a 19/05. Já no dia seguinte, 20, retoma-se o Tempo Comum em sua sétima semana, e daí em diante até o dia 30 de novembro. No dia 01/12 se iniciará o Ano Litúrgico C - São Lucas.