Esqueci minha senha
Papel fundamental para democracia

O Diário - 25 de junho de 2022

Papel fundamental para democracia

Papel fundamental para democracia

Compartilhar


Os mesários desempenham papel fundamental para que todos os demais eleitores tenham garantido o exercício do direito de voto. Na área da 21ª Zona Eleitoral – que abrange Barretos e Colômbia – a Justiça conta com o trabalho de cerca de 1.200 colaboradores.

Além de ser um ato nobre de cidadania, o serviço prestado como mesário concede alguns benefícios, incluindo dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral.

Impossível organizar o processo de votação e apuração, num país como o Brasil, sem o trabalho dos mesários e pessoal de apoio à Justiça Eleitoral. É a própria sociedade que contribui para que a democracia aconteça. Em todo o país, são cerca de 2 milhões de mesários e mesárias, classificados pelo ministro Edson Fachin, atual presidente do TSE, como “embaixadores avançados da democracia”.

- Ao lado de milhares de fiscais designados pelos partidos políticos, eles testemunham, continuamente e de perto, a inquestionável correção da mecânica da votação, declarou o magistrado.

O presidente do TSE defendeu que todos estão a serviço do país e de aproximadamente 152 milhões de eleitores que, pacificamente, comparecerão às urnas no próximo dia 2 de outubro, para manifestar de modo livre e consciente o voto secreto, certos de que suas escolhas serão, como sempre, colhidas e contabilizadas com exatidão, como preveem a Constituição e as leis.