Problemas ambientais vividos em agosto merecem reflexão, afirma padre Thiago
Roberto José - 28 de agosto de 2024
Padre Thiago Reis, pároco da Paróquia do Bom Jesus
Compartilhar
Com os incêndios registrados, nuvem de fumaça e falta de água nas torneiras, o padre Thiago Reis, pároco da Igreja do Bom Jesus, considerou que a cidade viveu dias de horror neste último final de semana. Para ele, o mês de agosto deixa três lições importantes, que deveriam inclusive ser temas de debate neste pleito eleitoral. “A primeira delas é que o Meio Ambiente não é mais conversa de "quinta série" e sim, conversa séria, devido a uma junção de fatores, como o desmatamento, seca, queimadas, a cultura da cana que entrou em nossa região e queimou tantas matas ciliares e secou nascentes, além de ter mudado o habitat de tantos animais. Parece que a "conta está chegando”, afirmou padre Thiago, que defende a necessidade de repensar o tema.
O segundo tema, é a falta de água, o padre disse Barretos não é a única cidade da região que sofre com a falta de água, há várias outras cidades do estado estão sofrendo, porém, “a falta de água em Barretos é um problema crônico e todos os anos temos esse problema. É preciso termos um pouco mais de amor pela cidade, para conversarmos sobre esse tema, onde percebemos que a cidade parece crescer de forma desordenada. Já pagamos um preço muito caro da cidade ter crescido de forma desordenada no passado, onde tivemos as recentementes enchentes. E hoje vemos que a cidade vai crescendo sem novamente se preocupar como será a captação de água desses novos bairros, pode cair um diluvio e iremos continuar padecendo com a falta de água”, opinou o religioso.
E sobre as queimadas, o padre Thiago Reis, disse que é preciso criar uma consciência ambiental. “As recentes queimadas estão cada vez mais ficando claras que houve viés criminoso em vários locais. Chega a ser insano. É preciso pensarmos em meios, para se criar políticas públicas e inibir a insanidade das queimadas”, disse o religioso.
Finalizando a entrevista, afirmou que o mês de agosto deixa várias lições, sendo necessário humildade e maturidade para aprender com tudo isso que vem ocorrendo em nossa cidade. “Fazemos votos que nossas eleições sejam marcadas com um debate maduro sobre Meio Ambiente, Saneamento Básico, Rede de Água, Captação de Água e que a gente possa ter uma sociedade mais consciente pois sem preservar o meio ambiente não haverá solução social e econômico que possa ser resolvida pela frente”, finalizou.